Agenda Bahia discute inovação, sustentabilidade e inclusão social na era dos dados 

salvador
09.12.2020, 13:10:52
Atualizado: 09.12.2020, 19:29:52
Fórum Agenda Bahia 2020 discutiu como os dados podem trazer mais inclusão social (Reprodução/Youtube)

Agenda Bahia discute inovação, sustentabilidade e inclusão social na era dos dados 

Seminário virtual teve a participação de especialistas do mundo da tecnologia

A era do capitalismo de dados, em que deixamos rastros de tudo que fazemos no mundo digital, foi um dos temas abordados pelo primeiro fórum de discussão do Fórum Agenda Bahia 2020, na manhã desta quarta-feira (9). A mesa “Dados somos nós. E agora?”, que abriu a programação, às 10h, ouviu especialistas da área de inovação e tecnologia, como o professor Paulo Carvalho, fundador da consultoria IF Insight & Foresight, que explicou como transformou Lisboa, capital de Portugal, em uma cidade criativa e inovadora. 

No debate, os participantes também trouxeram soluções de como os dados dos usuários na internet podem promover a sustentabilidade e favorecer o empreendedorismo, através do empoderamento das pessoas que usam essas plataformas digitais. Essa discussão foi trazida por Gabriela de Queiroz, gerente-sênior da Machine Learning da IBM Califórnia e fundadora da AI Inclusive e R-Ladies, duas iniciativas que buscam promover a alfabetização e inclusão digital de mulheres e minorias de gênero no mundo da programação. 

O seminário virtual teve ainda a participação do investidor Nana Baffour, CEO & Chief Culture Officer da Qintess, considerada uma das dez maiores de tecnologia da informação do Brasil. Ele defende que, para um capitalismo sustentável e mais inclusivo, é preciso investir nas comunidades e periferias, a fim de dar oportunidades para os jovens que foram excluídos histórico e socialmente. Além desses três participantes, a mediação do debate foi feita pela jornalista Flávia Oliveira, colunista do jornal O Globo e comentarista da Globonews e da CBN. 

O webinar está disponível no canal do youtube do correio pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=aeHdrqYPLY. Para a programação completa dos outros debates, acesse o site da Agenda Bahia 2020. 

O Fórum Agenda Bahia 2020 é uma realização do CORREIO, com patrocínio do Hapvida, parceria do Sebrae, apoio da Braskem, Claro, Sistema Fieb, Sindimiba, Battre e Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e apoio institucional da Rede Bahia e GFM 90,1.

*Sob orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas