Alessandra Negrini agradece Guajajara após desfilar de indígena: 'Uma honra'

em alta
17.02.2020, 18:51:00
Atualizado: 17.02.2020, 18:58:25

Alessandra Negrini agradece Guajajara após desfilar de indígena: 'Uma honra'

Fantasia da atriz dividiu opiniões nas redes sociais

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


A atriz Alessandra Negrini agradeceu à ativista Sonia Guajajara a ajuda no bloco Acadêmicos do Baixo Augusto, que saiu em São Paulo neste domingo (17). Fantasiada de índia, Negrini provocou polêmica nas redes sociais. "Foi uma honra", escreveu a atriz compartilhando uma foto com Guajajara.

De body preto, cocar indígena e pintural corporal, a atriz afirmou que desfilava em solidariedade ao povo indígena. Ela contou que o artista plástico Benício Pitaguary, que é indígena, usou jenipapo e urucum na pintura. "Foi uma experiência linda, você aqui na minha casa, com meus filhos e amigos , compartilhando seu conhecimento e talento de forma tão generosa!", afirmou Negrini.

Ontem falando com a Folha de S. Paulo, a atriz explicou sua escolha, afirmando que "a luta indígena é de todos" e que por isso "teve a ousadia de se vestir assim".

Desde o desfile, o tema da fantasia de índio voltou aos assuntos mais comentados do Twitter. A atriz foi acusada de apropriação cultural. "Essa parada que a Alessandra Negrini ta fantasiada de indio, mas que ela recebeu uma “autorização” de indígenas, então pode. Vamos supor que um branco peça autorização para alguns negros pra usar a fantasia de “Nega Maluca”, estaria ok?", questionou um usuário.

Mas houve outras opiniões. "Alessandra Negrini é musa do carnaval paulistano, ela tem holofote nessa época do ano. E, aproveitando o destaque, levou outras indígenas ativistas. Concordo quanto à questão da visibilidade, mas ela teve autorização de indígenas e permitido por quem a acompanhou", ponderou outro.
 

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-musica-dedicada-a-babu-baco-exu-do-blues-lanca-novo-album/
Com 9 músicas, incluindo faixas com críticas a Bolsonaro, EP foi disponibilizado nesta segunda-feira (30)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/itau-cultural-lanca-webserie-gratuita-sobre-preconceito-violencia-e-desigualdade/
Nos primeiros episódios, Novo Mundo traz depoimentos de pastores evangélicos e é opção de reflexão nos dias de quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/salvador-unida-das-janelas-moradores-cantam-parabens-para-salvador/
O CORREIO convidou e soteropolitanos confinados aderiram ao aniversário coletivo de 471 anos da capital
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gusttavo-lima-quebra-recorde-do-youtube-com-live-direto-de-sua-casa/
Foram 5h de show, 750 mil acessos simultâneos e 10 milhões de visualizações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-sindico-instala-pia-na-entrada-de-predio-para-ajudar-vizinhos-idosos/
Espanhol radicado na Bahia decidiu ajudar na higiene no prédio que é síndico em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/a-fe-nao-costuma-faia-como-manter-a-religiao-em-isolamento/
O amparo na religiosidade é a salvação para muitos soteropolitanos; tecnologia é aliada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/janelas-da-quarentena-do-dj-ao-saxofone-vizinhos-transformam-isolamento-em-uniao/
Baiano é outro nível... Nos últimos dias, movimento tomou conta de Salvador: tem até Carnaval dentro de casa; confira
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pearl-jam-lanca-gigaton-decimo-primeiro-album-da-banda/
Turnê, que começaria em abril, foi adiada por conta da pandemia do coronavírus
Ler Mais