Anitta, Filipe Catto e Kendrick Lamar foram destaques em 2017

hagamenon brito
27.12.2017, 06:05:00

Anitta, Filipe Catto e Kendrick Lamar foram destaques em 2017

Hagamenon Brito

No ano em que o reggaeton Despacito virou febre mundial e a versão com participação especial de Justin Bieber foi indicada ao Grammy 2018, o rock praticamente sumiu das paradas (atualmente, o hip hop é o gênero mais influente do mundo) e, no Brasil, os grandes acontecimentos pop foram a diversidade sexual chegando às paradas, vide a drag queen Pabllo Vittar; e o fenômeno Anitta.

Cantora
Anitta: personalidade musical brasileira de 2017, numa união de talento pop, muito trabalho e marketing de nível internacional (foto/div.)

Personalidade pop nacional de 2017, a cantora carioca foi praticamente onipresente e soube trabalhar como ninguém no país a união de marketing musical e talento. Cantou com artistas como Major Lazer, Iggy Azalea e J Balvin, lançou singles em inglês e espanhol, devidamente acompanhados de vídeos vitoriosos, foi notícia mundial no Spotify, teve outdoors na Times Square (Nova York) e se transformou na celebridade mais buscada pelos brasileiros na temporada, superando Neymar e Ivete Sangalo, com mais de 3,4 milhões de procuras. Vai, Anitta, vai! Confira, veja nossa nosso Top 10 de Melhores Álbuns Nacionais e Internacionais de 2017.

Veja o video de Vai, Malandra!, de Anitta, que também teve repercussão internacional


TOP 10  ÁLBUNS NACIONAIS

1 Felipe Catto - Catto 

disco

Com estética mais próxima do rock, o melhor intérprete brasileiro de sua geração fez um álbum contagiante, o que inclui repertório coeso e a ótima produção de  Felipe Puperi. As muitas camadas sonoras do trabalho incluem elementos eletrônicos, suingues e reverbs. Em um momento de mudanças e descobertas pessoais, Filipe Catto brilhou intensamente. Veja o videoclipe de Lua Deserta.

2 -  Baco Exu do Blues -  Esú

O jovem rapper baiano (cujo nome de batismo é Diogo Moncorvo) causou impacto na cena nacional do hip hop ao misturar, com vigor, tensão urbana, religiosidade e conflitos pessoais.

3 - Mallu Magalhães - Vem 

Com referências do samba jazz, da bossa e do pop, a cantora paulista mostrou amadurecimento autoral em um álbum ensolarado.

4 - Criolo - Espiral de Ilusão 

Em seu primeiro disco de samba, o eclético rapper paulista mostrou sensibilidade, talento e respeito à altura do gênero homenageado.

5 - César Lacerda - Tudo Tudo Tudo Tudo 

Surgido no universo indie, o delicado artista mineiro se abriu para o pop com ótimas e diversificadas canções. 

6 -  Simone Mazzer & Cotonete 

A parceria da cantora paranaense com o grupo de funk jazz francês Cotonete resultou num álbum suingado, cheio de vibe pop black.

7 -  Tulipa Ruiz - TU 

Com instrumentação simples, mas com um som encorpado e rico, Tulipa regravou  quatro canções suas com frescor e mostrou cinco inéditas. 

8 - Otto - Ottomatopeia

Em seu trabalho mais coeso e na companhia de bons parceiros, como Roberta Miranda, Céu e Zé Renato, o cantor fez o seu melhor álbum. 

9 -  Plutão Já Foi Planeta - A Última Palavra Feche a Porta

Surpresa indie pop vinda de Natal (RN) com melodias bonitas e as convidadas especiais Maria Gadú e Liniker.

10 - Marcia Castro - Treta

A cantora mudou o rumo estético de sua carreira e caiu na pista, o que incluiu beber dos novos, percussivos e eletrônicos ritmos baianos


TOP 10 ÁLBUNS INTERNACIONAIS

1 - Kendrick Lamar - DAMN.

rapper

Mais longe do jazz e mais perto das bases tradicionais, mas sempre com muita criatividade e com convidados especiais como Rihanna e Bono, Kendrick, 30 anos, reafirmou a sua condição de rapper mais importante do momento. São 14 canções interligadas, com citações bíblicas e que falam de racismo e fama nos Estados Unidos. Obra-prima da música moderna. Veja o videoclipe de Loyalty, com participação de Rihanna.

2 -  Lorde - Melodrama 

A cantora neozelandesa que atingiu o estrelato pop aos 16 anos mostra, aos 20, que é mesmo especial.  Belo álbum sobre o fim da fase teen e renascimento.

3 -  Jay Z - 4:44 

Em seu trabalho mais ousadamente confessional, o poderoso rapper assume que traiu a esposa Beyoncé e revela que a sua mãe, Gloria Carter, é lésbica. 

4 -  Harry Styles

Em sua estreia solo longe da boy band One Direction, Harry acertou ao buscar referências no rock inglês dos anos 1970 e 1980, incluindo Queen e David Bowie.

5 - SZA - Ctrl  

Colaboradora de Chance The Rapper e Rihanna, SZA (Solána Imani Rowe), 27 anos, estreou muito bem em álbum. Um mix de R&B, neo-soul e psicodelismo.

6 - Björk - Utopia 

Em um belíssimo trabalho de atmosferas, ambiências e orquestrações minuciosas, a fada islandesa louva a transcendência e o afeto universal. 

7 - Lana Del Rey - Lust for Life  

 A sensual e melancólica cantora deixou a apatia um pouco de lado e, sem ruptura, expandiu a linguagem pop vintage que construiu. 

8 - The Killers - Wonderful Wonderful  

A união do rock de arena com o vigor dos primeiros álbuns da banda de Las Vegas, incluindo refrões ganchudos e  apelo à dança.

9 -  Beck - Colors 

Eclético por natureza, Beck retomou a euforia em um trabalho repleto de boas referências dos anos 1980, incluindo Prince e Talking Heads.

10 - Mista Savona - Havana Meets Kingston 

 O produtor australiano Mista Savona misturou o melhor da música cubana com o reggae da Jamaica.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/extremamente-arrependidos-diz-defesa-do-casal-que-agrediu-baiano-de-6-anos-no-df/
Advogado Rafael Pitzer informou que clientes receberam ameaças de morte
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-a-historia-de-joao-gabriel-goleiro-do-vitoria-ate-2021/
Cria da base, sergipano deixou a Toca em 2012; de volta, reencontrou ex-treinador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/empresario-baiano-acusado-de-sonegacao-milionaria-e-preso-no-rio/
Dívida de dono da antiga Sandpiper é de quase R$ 4 milhões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duda-beat-apresenta-sua-sofrencia-pop-pela-primeira-vez-em-salvador/
A pernambucana foi considerada a artista revelação do ano pela APCA
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mae-defende-mulher-que-agrediu-menino-baiano-no-afa-do-momento/
Ela usa como justificativa, ainda, que a criança teria xingado sua filha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/alunos-da-ufba-apresentam-purificador-de-agua-que-usa-luz-solar-para-investidores/
Projeto Aqualuz é um dos destaques de evento na USP, nesta sexta (14)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/casal-baiano-e-condenado-nos-eua-por-participar-de-sequestro-do-neto/
Carlos e Jemima Guimarães pegaram penas consideradas brandas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nao-da-para-acreditar-diz-mae-de-crianca-baiana-agredida-por-adultos-em-brasilia/
Vídeo mostra momento em que o pai segura o menino para que o filho bata  
Ler Mais