Antonio Imbassahy: tragédias das chuvas resultam do descaso

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

Publicado em 13 de dezembro de 2013 às 07:25

- Atualizado há um ano

Antonio Imbassahy*

A tragédia que se abateu sobre a cidade de Lajedinho - na Chapada Diamantina - arrasada no fim de semana por uma tromba d’água que deixou no seu rastro 17 mortos e mais de 800 desabrigados, e as chuvas torrenciais, deste quase Verão, que inundaram a cidade do Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense, provocando transtornos e prejuízos imensuráveis exigem de nossas autoridades muito mais do que gestos de solidariedade e novas promessas de ações emergenciais. Num país com dimensões continentais e variações climáticas como o Brasil, esses desastres em função dos fenômenos da natureza são cíclicos e até esperados, mas sempre provocam, aqui e ali, os mesmos resultados: sofrimento, perdas irreparáveis, cenas chocantes, que ocupam bom espaço na mídia, a cada ano, e resultam basicamente em assistencialismo, discursos vazios, promessas vãs e pequenas ações emergenciais de reparos, que não resolvem, nem previnem a ocorrência de novas catástrofes, preservando vidas. Existem verbas alocadas no orçamento da União para tais fins, mas não são aplicadas devidamente, nem na sua integralidade. E, o que é investido não tem a devida fiscalização, possibilitando desvios e malversação, enquanto a população em situação de risco é negligenciada, por falta de respeito ou incompetência do governo.

Este ano foram alocados R$ 5,2 bilhões, colocados à disposição dos ministérios da Integração Nacional, Cidades, Defesa, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente. Os recursos se destinam a projetos de contenção de encostas, sistemas de drenagem urbana e manejo de águas pluviais, desassoreamento e recuperação de bacias ... Entretanto, desse total foram gastos apenas 51%, ou seja, cerca de R$ 2,7 bilhões. 

Alguns projetos previstos para este ano, dentro do Plano Nacional de Gestão de Risco e Alertas de Desastres Naturais, sequer saíram do papel, o que exemplifica o descaso com relação à segurança e  à vida do cidadão, especialmente daquele em situação mais vulnerável. Medidas preventivas em zonas de perigo iminente são fundamentais na preservação de vidas, nesses casos de desastres naturais. Quando assumi a prefeitura de Salvador, em 1997, tais tragédias eram recorrentes na nossa capital. Implantamos um Plano de Contenção de Encostas, que resultou em cerca de 300 obras de contenção e mais outras tantas de escadarias, saneamento, galerias drenantes em dezenas de bairros em situação de risco, o que nos permitiu enfrentar as fortes chuvas de 1999 até 2004, com mais tranquilidade e sem o registro de uma só vítima fatal.

Certamente tragédias como a de Lajedinho e inundações como a do Rio de Janeiro, entre outros casos que verificamos pelo país, poderiam ter sido evitadas ou ao menos minimizadas, poupando vidas humanas e tanto sofrimento, caso houvesse a boa aplicação dos recursos disponíveis. * Antonio Imbassahy  é deputado federal e líder da oposição no Congresso