Aplicativo Detran passa a fazer registro de acidentes de trânsito

O aplicativo vai ser utilizado para identificar os locais com os maiores índices de acidentes

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 18 de setembro de 2017 às 13:30

- Atualizado há um ano

Quem for uma vítima de acidente de trânsito ou presenciar um já vai poder registrar diretamente no aplicativo do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). Antes, o aplicativo Detran.BA Mobile só permitia o que o usuário fosse avisado do vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), realizar simulados e solicitar 2° via de documentos. Agora, o condutor poderá registrar a ocorrência para que o órgão possa ter um balanço das vias mais perigosas e, posteriormente, criar estratégias de prevenção. 

O anúncio da nova funcionalidade da plataforma, que pode ser baixada gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store e Google Play faz parte da campanha #EuEscolhoViver, da Semana Nacional de Trânsito (SNT), comemorada de 18 a 25 de setembro.

Além do novo recurso digital, durante este período, o Detran-Ba também realizar palestras e caminhadas em Salvador e em todo estado da Bahia, justamente para conscientizar a população para as boas práticas de trânsito, com a intenção de fazer os índices de acidentes caírem. Atualmente, de acordo com o órgão, em todo o Brasil, 47 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito todos os anos.

O órgão ainda não tem dados que mostrem o número de vítimas em Salvador, mas, de acordo com Lúcio Gomes, diretor-geral do Detran-Ba, todos os anos, cerca de 2,8 mil pedestres, motociclistas e condutores de carros morrem em acidentes na Bahia - 20 mil pessoas ficam com sequelas. "Para reduzir esses indicadores que tanto nos entristecem, estamos articulando essas ações. Não dá mais para conviver com essa irresponsabilidade. A população precisa escolher, por exemplo, ser uma vítima de trânsito ou viver", diz. 

Como funciona No aplicativo, o condutor poderá informar o local do acidente, as circustâncias dele e até anexar uma foto. Todos os dados serão enviados para o próprio setor de informática do Detran-Ba, onde serão compilados e usados, inclusive, por um comitê anual, criado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) - eles irão discutir problemas e soluções viárias.

Os encontros já estão acontecendo, mas, segundo a assessoria da Sesab, não há uma previsão de quando esse balanço poderá ser apresentado.

De acordo com o Carlos Moura, Coordenador de Segurança e Educação para o Trânsito, não existe atualmente um meio de mapeamento eficaz que possa colher dados sobre a natureza dos acidentes, como, por exemplo, saber se uma batida aconteceu por pura imprudência do condutor ou por conta de uma via mal projetada. A intenção do aplicativo, segundo ele, é justamente entender as causas desses acidentes e articular estratégias de prevenção. 

"O sistema faz uma depuração, uma filtragem dessas ocorrências para observar quantas pessoas registraram. A partir da quantidade de incidências daquele local, nós vamos tomar uma atitude para poder projetar, tomar uma atitude para que a área possa sofrer intervenções", explica Moura. 

As possíveis intervenções podem ser o aumento de fiscalização, como blitz policial, além de construção de faixas de pedestres, sinalização e implatação de semáforos. Mesmo ainda não possuindo um sistema que reúna todos os dados das ocorrências de acidentes de trânsito, o diretor-geral do Detran-Ba traça um perfil das vítimas de trânsito. De acordo com ele, as principais vítimas são homens de até 35 anos de idade. 

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) também possui um aplicativo onde é possível fazer registros de acidentes em Salvador, o Noa Cidadão. Porém, de acordo com a assessoria do órgão, até o momento, a Transalvador não foi procurada para, junto com o Detran, reunir os dados dos acidentes das duas plataforma digitais. 

Confira a programação completa da SNT 2017 em Salvador:

20/09 (quarta-feira)

9h - Inauguração da Sala de Videomonitoramento para Formação de Condutores 10h - Entrega de CNH's categoria B (carros) e certificados do curso de capacitação para mototaxistas

22/09 (sexta-feira)

9h - Apresentação de novas viaturas e solenidade de entrega da medalha “Amigo do Detran” e da “CNH Cidadã”  Local: Centro Integrado de Operações Dois de Julho (SSP/CAB)

23/09 (sábado)

9h30 - Passeio do Clube da Amarok / Federação de Automobilismo da Bahia Roteiro: CAB / Centro / Barra / Stella Maris – Hotel Catussaba 

24/09 (domingo)

Caminhada #EuEscolhoViver/ Santuário Irmã Dulce - Bonfim Concentração: 7h/ Largo de Roma