Após DEM, PTB avalia entrar com ação contra Rui por suposto crime eleitoral

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Luan Santos
  • Luan Santos

Publicado em 23 de outubro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Após o DEM, o PTB avalia entrar com uma ação contra o governador Rui Costa (PT)  por suposto crime eleitoral devido ao áudio em que o petista pede a prefeitos que  garantam o transporte dos eleitores no segundo turno das eleições. Ontem, o DEM  ingressou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) defendendo que a  orientação de Rui configura abuso de poder econômico e a captação ilícita de votos  para o candidato petista à Presidência, Fernando Haddad. O presidente estadual do  PTB, por sua vez, estuda se ingressa uma nova ação ou se incorpora a sigla no  processo já movido pelo DEM. No posicionamento após a repercussão do áudio, o governo informou que as declarações de Rui foram tiradas de contexto e que o governador foi alvo de fake news. 

“O governador é réu confesso. A legislação eleitoral proíbe qualquer medida de  favorecimento a um candidato. Estamos diante de um contexto de campanha, e a orientação (dada por Rui) é pró-Fernando Haddad”, afirmou o deputado José Carlos Aleluia, presidente estadual do DEM.

Repercussão O áudio de Rui é campeão de audiência no TRE. Segundo fontes da Satélite no tribunal, as declarações do governador circulam, desde o final de semana, em todos os grupos de WhatsApp de juízes e demais servidores. Entre os aliados, parlamentares  admitem “vacilo” de Rui.

Anos depois A ex-deputada estadual Ana Pedrosa Pina foi condenada a ressarcir cerca de R$  100 mil  aos cofres públicos pelo Tribunal de Justiça (TJ) por irregularidade no período em que comandou a Câmara de Barreiras, no início dos anos 2000. Ela foi acusada pelo Ministério Público (MP) de fazer medalhões de bronze com rosto dos vereadores para deixar “na história o nome dos edis”. O TJ, contudo, entendeu que a intenção foi “o agraciamento do próprio ego e de seus colegas”.

Antecipado Com a eleição para a presidência definida, a Câmara de Salvador antecipou o pleito de 19 de dezembro para 31 de outubro. O vereador Geraldo Júnior (SD) reuniu os apoios suficientes e vai suceder Leo Prates no comando da Casa.

Em alta  As recentes quedas de energia no aeroporto de Salvador não impediram o aumento  da satisfação geral dos passageiros. O terminal mantém o crescimento da  satisfação e teve a maior evolução percentual no trimestre passado comparado ao mesmo período de 2017. O aumento foi de 8%. Além disso, o aeroporto conseguiu atingir novamente a média de satisfação estipulada pelo governo, que é 4. A pesquisa completa será lançada amanhã pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

Valor definido O Ministério da Saúde vai destinar, no próximo ano, R$ 2,9 bilhões à Bahia para o custeio de serviços de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar. O valor, dividido em 12 parcelas, será compartilhado entre estado e municípios."Espero que a agenda do próximo governo, caso Bolsonaro seja eleito, mesmo com um perfil conservador, seja uma agenda de união nacional. Você pode se eleger com uma banda, mas tem de governar para todos. Essa precisa ser a visão do próximo governo", ACM Neto, prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, em entrevista ao El País, ao falar sobre o processo de reposicionamento político do partido e ressaltar que “se posicionar no centro é ter a capacidade de dialogar com todos, de não ser sectário, de não trabalhar com preconceitos, de ter condições de construir uma agenda progressista