Após encalhe, moradores recortam pedaços de baleia jubarte em Coutos 

Remoção foi iniciada nesta sexta-feira (30) por equipes da Limpurb; processo pode durar até segunda-feira (2)

  • Foto do(a) author(a) Tailane Muniz
  • Tailane Muniz

Publicado em 31 de agosto de 2019 às 09:36

- Atualizado há um ano

. Crédito: Tiago Caldas/CORREIO

A baleia jubarte adulta que encalhou na manhã desta sexta-feira (30), na praia de Coutos, Subúrbio Ferroviário de Salvador, teve pedaços do corpo cortados e levados por moradores da região. 

O animal, de 39 toneladas e 14 metros de comprimento, que morreu cerca de quatro horas depois de ficar preso às pedras, começou a ser removido na tarde de ontem. Os trabalhos de remoção, realizado por equipes da Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), no entanto, à noite, precisou ser suspenso porque moradores do local começaram a fatiar a baleia, parcialmente apodrecida. 

Por meio da assessoria de comunicação, a Limpurb informou que a remoção deve se estender até segunda-feira (2), mas só vai continuar com o apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal. 

A pasta destacou o “tumulto” que algumas pessoas fizeram, durante os trabalhos da Limpurb, e disse que aguarda a maré baixar, neste sábado (31), para dar início à operação - que se atém a cortar fragmentos da carcaça.

Especialistas explicam que é comum avistar baleias próximo às costas brasileiras, justamente pela temperatura favorável, mas fez um alerta sobre situações como a de hoje: as pessoas não devem se aproximar de animais encalhados, especialmente quando eles apresentam ferimentos expostos.