Artista holandês expõe no Comércio obras que alertam para o aquecimento do planeta

ronaldo jacobina
30.11.2021, 05:00:00

Artista holandês expõe no Comércio obras que alertam para o aquecimento do planeta

(Divulgação)
Projeção da exposição Eggcident no Centro Histórico de Salvador

Salvador vai receber uma intervenção urbana do artista Henk Hofstra. O holandês “fritará" quatro ovos gigantes na calçada do Mercado Modelo como um alerta para os impactos das mudanças climáticas e aquecimento global. A iniciativa integra a Virada Sustentável Salvador que será realizada entre os dias 15 e 19 de dezembro. O projeto de arte "Eggcident", que já passou pelos Estados Unidos, Chile, Rússia e China, usa os ovos estrelados como simbologia para a vida no planeta. 

Virada sustentável
Cada um dos ovos, quer dizer, das obras, ocupará uma área de 70 m² e poderá ser visto tanto por quem passa pelas ruas do Comércio como também do alto do Elevador Lacerda. Com o tema A mudança que o mundo precisa é cultural, a Virada Sustentável Salvador tem patrocínio da Braskem. 

(Divulgação)
O carioca Raul Morão expõe na Roberto Alban Galeria

Artes visuais
O menor carnaval do mundo, exposição individual do artista multimídia carioca Raul Mourão, será inaugurada no dia 9 de dezembro na Roberto Alban Galeria, em Ondina. A mostra reúne 44 obras oriundas de diferentes séries e campos de investigação de sua vasta produção, iniciada na segunda metade da década de 1980. As peças ficam em exibição até 5 de fevereiro de 2022.

(Foto: Ricardo Naiberg/Divulgação)
O movimento Palhaços do Rio Vermelho ganha documentário

Cinema
O movimento Palhaços do Rio Vermelho ganhou documentário com roteiro de José Araripe Jr, direção de fotografia de Paulo Alcântara e direção da cineasta Lilih Cunha. O filme Palhaços do Rio Vermelho – O Curta mergulha na história do movimento e acompanha seu divertido e colorido desfile. A obra não se limita a festa, mas também ao que acontece para sua realização.  O documentário está na programação do Canal Brasil e tem estreia no  Panorama Internacional Coisa de Cinema, com exibições nos dias 07 e 08 de dezembro, no Cine Metha - Glauber Rocha. 

(Divulgação)
Psicanalista Marcelo Veras lança seu terceiro livro 

Confinamento
O terceiro livro do psicanalista Marcelo Veras, editado pela LDM, já está à venda na própria LDM que inaugurou nova livraria ontem no Shopping Bela Vista. Ruídos e Silêncios da Vida Confinada, escrito durante a pandemia, avança na reflexão sobre a psicanálise e o mundo contemporâneo iniciada pelo autor em sua última obra Selfie, logo existo. De viagem marcada para Paris, o autor optou por não fazer lançamento presencial. 

(Divulgação)
Adriana Régis posa com peças de sua marca

Moda
Após cinco anos na Bahia Marina, a  marca Thereza Priore se despediu do local e desembarcou no Vitória Boulevard, no Corredor da Vitória. Além da casa nova, Adriana Régis, criadora da marca de moda feminina, prepara um plano de expansão que prevê a implantação de três novas unidades fora da Bahia em 2022. 

Premiação
A turma de arquitetura e decoração tem encontro marcado no próximo dia 2 de dezembro, na  Casa Baluarte, no Santo Antônio. É lá que acontece o Prêmio Núcleo Destaque 2021, que vai agraciar 27 profissionais que atuam na Bahia. A festa, exclusiva para convidados, terá decoração de  Sonja Nubia Eventos e menu do Bartô Buffet. 

Café no museu
O Museu Aleixo Belov, que será inaugurado na próxima quarta-feira (1º), às 18h, no Centro Histórico, contará com um café-bar batizado de Yolo  - acrônimo para "you only live once”, um chamado para viver a vida em sua extensão máxima, que viralizou nas redes sociais. O espaço, que terá à frente o chef Rafael Sepúlveda, tem vista para a sala principal do museu, e vai oferecer cardápio variado e brunch aos domingos. 

(Divulgação)
Monica e Monica Sacramento, pais da noiva, com o casal Taís e Renan 

Bodas na praia
A praia de Inema, na Base Naval de Aratu, foi o cenário escolhido por Taís Bacelar Sacramento e Renan Menicucci para celebrar suas bodas na última sexta-feira (26). A cerimônia, que teve bufê assinado por Fernanda Possa e decoração de Maurício Kurihara, emocionou os convidados e os pais dos noivos, Mônica Bacelar e Marcelo Sacramento e Roberto Pessoa e Denise Menicucci, respectivamente. A união foi embalada pela Orquestra M I durante a cerimônia e Alexandre Peixe na festa restrita às famílias e amigos mais próximos dos noivos.

(Divulgação)
Roberto Pessoa e Denise Menicucci, pais do noivo, com o casal Tais e Renan

Tivoli

João Eça Pinheiro, diretor-geral do Tivoli Ecoresort Praia do Forte está preparando novidades na área de gastronomia para o verão. Além de um sushi-bar, os hóspedes contarão com uma trattoria italiana que ocupará temporariamente o espaço onde hoje funciona o restaurante Sombra do Coqueiral. O japa, contíguo ao restaurante Dendê, já está funcionando, enquanto o italiano abrirá as portas com um menu que vai de massas a pizzas, no próximo dia 10. 

(Divulgação)
João Eça, diretor-geral do Tivoli Ecoresort Praia do Forte


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas