Artistas e autoridades lamentam a morte de Firmino de Itapoan: 'Inestimável contribuição'

Sambista e compositor morreu na tarde de sábado (29), aos 78 anos

Publicado em 30 de maio de 2021 às 10:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução/Facebook

Artistas e autoridades lamentaram a morte do sambista Firmino de Itapoan neste domingo (30). O cantor e compositor morreu na tarde desse sábado (29), vítima de um infarto, aos 78 anos. A informação foi confirmada pela família. 

As Ganhadeiras de Itapuã afirmaram que a morte do artista "surpreende e entristece". "Dono de uma alegria contagiante, onde chegava fazia festa! Sempre elegante, sua presença era sinal de que a roda de samba ia fazer um passeio pelos clássicos do cancioneiro brasileiro", disseram, em uma postagem no Facebook. 

O governador Rui Costa também lamentou a perda do artista. "Recebi com tristeza a notícia do falecimento de Firmino de Itapuã, que dedicou mais de 60 anos ao samba e à cultura da Bahia. Apesar do nome artístico, Firmino nasceu na Liberdade, como eu, e era nome forte nos palcos do Pelô. Nossos sentimentos aos seus familiares, amigos e fãs", declarou o líder estadual, nas redes sociais.

A Secretaria de Promoção da Igualdade Social do Estado (Sepromi) foi outra que citou o legado do artista. "A Sepromi destaca os legados de resistência e as relevantes contribuições de Firmino de Itapoan para a afirmação das artes negras através do samba baiano", diz em nota.

A Secretaria de Cultura do Estado (Secult) falou sobre os mais de 60 anos de carreira do sambista. "Trabalhando incansavelmente, lançou em 2020 o seu último clipe, 'Na Pisada do Nego', uma homenagem ao Ilê Aiyê. Assim como o mais belo dos belos, Firmino também nasceu na Liberdade, apesar do seu nome artístico homenagear o bairro de Itapuã. Um bamba do samba da Bahia que jamais será esquecido e para o qual seremos sempre gratos por sua inestimável contribuição". 

Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), "Salvador está mais triste, mais melancólica, com a perda de dois personagens icônicos de nossa cultura: o sambista Firmino de Itapoan e o querido Juvená". "Referências de nossa tradição popular, Firmino construiu importante legado, compondo sambas que ficarão para sempre em nossa memória. Já Juvenal representa a Bahia festiva, animada, transformando sua barraca num ponto de encontro de criadores e criaturas típicas de nossa soterópolis. Uma salva de palmas, de pé, para esses dois bambas do ritmo e da animação", disse, também em nota à imprensa.

O artista  Apesar do nome artístico homenagear o bairro de Itapuã, Firmino nasceu na Liberdade, em Salvador. 

Entre seus maiores sucessos, estão as músicas Boa noite para quem é de Boa noite e Moinho da Bahia Queimou. Ele era considerado um dos representantes da elite do samba tradicional baiano, ao lado de nomes como Batatinha, Riachão e Edil Pacheco.

Firmino foi um dos primeiros cantores a gravar músicas apra blocos afro e afoxés. Também teve uma carreira internacional, tendo feito turnês pela Europa e pela América do Sul.  

Em 2011, ele recebeu a medalha Zumbi dos Palmares, honraria da Câmara Municipal de Salvador, pela carreira dedicada ao samba de roda.