AstraZeneca suspende teste de vacina da covid-19 após voluntário ficar doente

'Em grandes testes, as doenças acontecem por acaso, mas devem ser revistas de forma independente para verificar isso com cuidado', disse empresa em nota

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2020 às 19:34

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock

A empresa biofarmacêutica global AstraZeneca suspendeu os testes de estágio final de sua aguardada candidata a vacina contra covid-19 nesta terça-feia (8) após uma suspeita de reação adversa séria em um participante do estudo. As informações são do site de notícias de saúde Stat News e da CNN americana.

A medida é prevista em testes de vacina e serve para garantir que os imunizantes experimentais não causem reações adversas sérias entre voluntários.“Como parte dos testes globais controlados e randomizados em andamento da vacina de Oxford contra o coronavírus, nosso processo de revisão padrão desencadeou uma pausa na vacinação para permitir a revisão dos dados de segurança”, disse a empresa em um comunicado enviado à CNN.“Esta é uma ação de rotina que deve acontecer sempre que houver uma doença potencialmente inexplicada em um dos ensaios, enquanto ela é investigada, garantindo a manutenção da integridade dos ensaios”, acrescentou o comunicado.

“Em grandes testes, as doenças acontecem por acaso, mas devem ser revistas de forma independente para verificar isso com cuidado. Estamos trabalhando para acelerar a revisão de um único evento para minimizar qualquer impacto potencial no cronograma do teste. Estamos comprometidos com a segurança de nossos participantes e os mais altos padrões de conduta em nossos testes.”