Ataque a site do Ministério da Saúde prejudica boletim da covid-19 na Bahia

Dados do ministério estão indisponíveis, diz Sesab

Publicado em 10 de dezembro de 2021 às 12:16

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/FHGV

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou em nota nesta sexta-feira (10) que não há previsão para publicação do boletim epidemiológico da covid-19 de hoje. A explicação é o ataque hacker ao site do Ministério da Saúde nesta madrugada.

"Todos os sistemas e banco de dados do Ministério da Saúde estão indisponíveis até o momento", diz a nota da Sesab.

Ataque O site do Ministério da Saúde foi invadido na madrugada desta sexta-feira, 12, e saiu do ar. Ao tentar acessar o portal, os usuários estão encontrando o recado: "Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB (Terabyte) de dados está (sic) em nossas mãos". Plataformas como DataSUS, Painel Coronavírus e Conecte SUS também foram atingidas. O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque cibernético.

No topo da página, há um aviso de "ransomware" (software intencionalmente feito para causar danos a um servidor). Ou seja, está tendo a restrição do acesso ao sistema, infectado com uma espécie de bloqueio. Além disso, os responsáveis pedem para que seja feito um contato através de uma conta do Telegram ou e-mail, "caso queiram o retorno dos dados".