Atividade física com orientação – evolução é vencer seus limites!

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

Publicado em 13 de novembro de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Percebo que qualquer atividade física é uma decisão honesta e pessoal (e intransferível) de se manter determinado no compromisso de cuidar de nossa saúde e vaidosa melhoria. Cada superação é resultado prazeroso do querer, da vontade e da perseverança. São incessantes as provações nos treinos, nos tratamentos e nas aprendizagens, que nos revelam a capacidade de vencer limites e crenças limitantes – as nossas (auto)sabotadoras que criamos.

Em nossa breve existência, devemos objetivar o desenvolvimento pessoal para as conquistas que desejamos, bem como, para identificar, com afinco e fidelidade, o que devemos e podemos contribuir para a evolução humana, em coletividade, e alcançar uma convivência civilizada e harmônica plena - o oikoumenikos para os gregos. Contudo, ainda hoje, estamos num estágio muito aquém da plenitude possível, em que prevalecerá o positivo, auspicioso e justo. Tudo em prol do bem comum (como um) em comunhão (como um, em união). Ainda não compreendemos que bastaríamos seguir a orientação fundamental das religiões e dos mestres com que convivemos durante a nossa existência, sobre o que é óbvio e suficiente, para alcançar a idealizada evolução da humanidade: cada pessoa deve desejar, exigir, praticar, com todas as outras pessoas, os mesmos cuidados e direitos que quer para si mesmo.

O caminho do progresso pessoal é resultado fiel do que efetivamente edificamos em nosso cotidiano, nos diversos grupos com os quais convivemos. A todo o momento, utilize uma comunicação positiva com diálogo sincero, visto que é a ferramenta mais eficiente em todas as relações – inclusive com a sua consciência. Exercite a boa vontade, seja altivo, colaborador e inclusivo, visando à sinergia em cada grupo de que participar.

Há que se esforçar para oferecer e manter o seu melhor possível, mitigar seus erros − que são humanos. Mas não seja, no mundo, mais um Sísifo (o lendário mortal da mitologia grega que foi condenado, por desobediência e por reincidência, a ficar empurrando, uma pedra até o cume de uma montanha e, de lá, quase no topo, a pedra rolar novamente montanha abaixo, para, então, recomeçar a subida e o ciclo, ininterruptamente, até a sua morte).

A constância edificante no físico, o seu resultado, é sentido no vigor do corpo, o que proporciona mais disposição, boa saúde com menos doenças, eleva a autoestima, corrobora com o bom-humor e ajuda a viver mais – além de outros benefícios sensoriais. A estética ressalta, a beleza aflora e a libido atiça aguçada. Será uma atividade física, o cuidado com o corpo, a forma mais desnuda de expormos os resultados alcançados dos nossos compromissos?

Tanto na vida como nas atividades físicas, sem preguiça, conquistamos avanços com determinação e resiliência – é quando exercitamos nosso equilíbrio na indissociável tríade “Corpo-Consciência-Espírito”. Já para mantermos tudo em nível satisfatório – que é o mais importante – devemos ter austeridade e disciplina. Espontaneamente, a satisfação será sentida, bastante e plena, pela consciência de ser uma pessoa cidadã, ativa, realizada e feliz. Com a qualidade de vida que compreende merecer, como fruto do que semeou e colheu nesta vida única.

O querer é o maior poder; a vontade, a maior força; a prática fiel, a maior conquista. Com humildade, tem-se que gostar de aprender e ter certeza de que o aprendizado para a sua evolução humana é ad eternum e só para, com o coração. Afaste-se, “corra”, da ignorância. Ela cega a sensatez, aleija o respeito, penaliza a justiça e encarcera a consciência. Com esse comportamento, pode-se chegar à “luz” (ao fulgor da vida) para motivar mudanças, que podem vir de um virtuoso insight, por um conselho, por experiências vivenciadas, por sofrimentos de reveses, que podem acontecer na vida ou pelo sentimento de amor – por alguém ou como fonte vigorosa de sentido na existência pessoal.

São fatos da vivência para quem tem coragem de identificar, em si, o que precisa evoluir. Daí, caro leitor, é fazer por merecer, ciente de que a semeadura, ruim ou boa, irá colher. Plante somente o bem, que, na safra, terá bons frutos. Busque ter uma vida producente e gloriosa.

Deseja facilitar e assegurar bons benefícios em tratamentos e nos treinos (na labuta diária)? Siga as orientações de profissionais. Tão importante quanto a vontade e a dedicação para ter saúde física, é fazê-la corretamente, sem insuficiências ou excessos – se não, poderá ser inútil, prejudicial ou até fatal para o seu corpo. Portanto, para qualquer tipo de exercício, sempre é necessário um professor (ou personal trainer, que formula, orienta e acompanha programas de treinamentos específicos e sistematizados), seja para simples alongamento ou para caminhar, correr, pedalar, nadar, remar, como também para praticar yoga, surf, skate, dança ou competir um Ironman. Todas têm técnicas específicas e que, ainda, vêm se aperfeiçoando.

Na existência, recebemos, por meio de alguns “personals” que escolhemos, as dicas para a nossa jornada ser menos danosa, menos sofrida e mais assertiva. O primeiro é Deus, o diligente respeito e referência da sua espiritualidade – para os que O colocam como base de qualquer compreensão. Em seguida, os pais, professores, amigos, autores, companheiros, médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, esteticistas, assistentes sociais, RHs, advogados, coachs – confidentes e parceiros fiéis com quem nos identificamos e em quem confiamos para fazer solicitações, revelações, desabafos e analisar seus conselhos, seguir as orientações ou, especialmente, ter seus exemplos como referência. Melhor ainda será se tiverem a excelência e o grau de um mestre, confirmado pela coerência em sua conduta ilibada.

Todos temos fartura de mestres. Cabe a nós, com humildade, os reconhecer, solicitar sua ajuda e segui-los com atenção.

Se o profissional tem competência, terá conhecimento do que você necessita, das dificuldades que precisa (e pode) superar e de suas potencialidades, até então desconhecidas. A prova será o seu próprio corpo. Confie no seu parceiro e cumpra todas as metas que estabeleceram juntos, se possível, supere-as. Tente superar-se. As dificuldades, frustrações e dores, nos treinos ou na vida, chegam pelos merecimentos e pelas consequências do que fazemos. Conforta-nos saber que podem fortalecer os músculos, calejam as compreensões e nos trazem aprendizados – os “nutrientes” da consciência, que alimentam, ao longo da vida, a sedenta e insaciável sabedoria – a nobreza que ninguém retira de nós... Sair da zona de conforto catalisa boas mudanças latentes, antes inimagináveis.

Se você sinceramente quer se aprimorar em qualquer assunto, encare-se e observe como está a sua vida. Criatura, não tem outra opção! Tenha coragem. Compreenda viver a sua realidade e conhecer a sua verdade – só ela a libertará de enganos. Sem vitimismos. A não ser que opte por se acovardar e fugir de si mesmo, perante aqueles que você ama e convive. Para se iludir, existem inúmeras possibilidades, caminhos e substâncias – todas nefastas, que levam ao engodo e ao ludíbrio. Peça ajuda a quem poderá ajudá-lo.

Se sentir inquietações, sonhos intensos e comentários sincrônicos que despertam sua atenção para alguma transformação positiva, abrace-os, agasalhe-se e progrida. Podem ser ótimos sinais para o que precisa evoluir. Sempre podemos melhorar em algo.

Observe seu talento. Se tá lento, acelere com cautela! A vida é bastante breve, não a desperdice. Diariamente, descubra(-se) a sua melhor versão no caminho profícuo da inteligibilidade, da autonomia, da emancipação e do fortalecimento da sua identidade. Ouça quem pode contribuir positivamente para sua jornada. Focado para o êxito em sua trajetória. Todo cuidado é pouco com os desvios. Observe as suas companhias e as suas parcerias. Cauteloso, zele por elas.

Cuide-se em completude e, assim, garanta ser o mais longevo possível, tendo a jovialidade como referência de seu ânimo, alegria e motivação – as crianças são mestres nesse poder, (re)aprenda com elas...

Comigo funciona assim: há um “adulto” em mim que, quando a firmeza balança ou a tristeza me alcança, reaprendeu com a música de Milton Nascimento, outro mestre amado, que também “há um menino, há um moleque, morando sempre em meu coração” que conhece bem “bola de meia, bola de gude" e, por isso,“toda vez que o adulto fraqueja, ele vem pra me dar a mão.”

Com disposição, fique atento à sua força de vontade e à sua retidão de caráter. A repetição consciente na sua conduta existencial, transforma-se em hábito permanente. Seja e mantenha-se um ser humano PHODA - Positivo, Honesto, Organizado, Determinado e Altruísta.

Venho trazendo para minha vida os resultados e experiências dos treinos, dos tratamentos, dos estudos e os exemplos dos meus mestres. Construindo e apurando a minha nobre sabedoria, ciente de que devo continuar vencendo os limites que posso criar, espelhando-me em pessoas mui dignas que, com responsabilidade e esforço, pelo compromisso consigo, superaram grandes dificuldades e conquistaram êxito no que desejavam. 

Constantemente mentalizo um registro histórico e importante ensinamento, quando um mestre ajudou, com a verdade, um aleijado a caminhar, esclarecendo-lhe que quem o salvou, na realidade, foi ele mesmo, quando decidiu, e se propôs, levantar-se com suas próprias pernas, através da sua própria consciência, sua fé, sua coragem, sua força de vontade e seu esforço pessoal (e intransferível) para as suas necessárias mudanças de hábitos. Os mestres, orientam; nós, os responsáveis, executamos. Tomo isso também como preciosa alavanca motivacional. Quando em dúvida, abatimento ou procrastinação, recordo essas minhas referências, digo para mim mesmo: eu sou a minha solução. Então eu posso.

Sergio Bitencourt (@serginho_bitencourt) é empresário e atualmente treina na orla do Jardim de Alah, Salvador-Bahia-Brasil – A cidade é de todos!