Bahia autoriza vacinação de idosos acima de 90 anos a partir de segunda

coronavírus
29.01.2021, 17:06:39
Atualizado: 29.01.2021, 20:02:09
(Arisson Marinho/Correio)

Bahia autoriza vacinação de idosos acima de 90 anos a partir de segunda

Municípios que mais vacinaram receberão lote suplementar de 54 mil doses neste final de semana. Veja calendário para vacinação acima dos 90 anos

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Os 417 municípios da Bahia estão autorizados a iniciar, na próxima segunda-feira (1), a vacinação em idosos a partir de 90 anos. A autorização foi divulgada pelo governador Rui Costa, por meio das redes sociais. O governador ainda prometeu buscar mais doses de imunizante com brevidade. "Decidimos avançar na imunização dos idosos que estão mais vulneráveis à Covid-19, mas ainda precisamos de muito mais doses e lutaremos por isso", disse o governador.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, falou sobre a importância de iniciar a vacinação dos idoso no estado. “Ainda que a Bahia registre o segunda menor taxa de mortalidade do Brasil, é preciso vacinar os nossos idosos. Do total de óbitos na Bahia, 75% tinham mais de 60 anos, sendo que a faixa etária com mais de 80 anos concentrou 29,1%”.

O secretário usou suas redes sociais para divulgar o calendário do estado com a vacinação dos idosos. "Vamos começar vacinando os idosos em ordem decrescente de idade a partir dos 95 anos. A cada dia uma nova faixa etária um ano mais jovem, enquanto as doses disponíveis forem permitindo."

Vacinação no estado será feita em ordem decrescente de idade para os idosos acima de 90 anos

Ainda de acordo com o comunicado divulgado pelo governador, neste final de semana, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) enviará mais 54 mil doses de vacinas aos municípios. Mais cedo, pelo Twitter, o secretário Fábio Vilas-Boas, disse que as cidades que mais avançaram na imunização teriam acesso prioritário nessa distribuição suplementar. “Temos um quantitativo reduzido de doses, ainda fruto das três entregas iniciais do Ministério da Saúde, e, neste sentido, vamos priorizar os municípios que imunizaram pelo menos 75% do seu público-alvo”, afirmou o secretário.

Mais tarde, em outra mensagem, ele explicou que as doses suplementares serão exclusivas para quem utilizou mais de 75% das doses já disponibilizadas. "Mas só receberão doses suplementares os municípios que avançarem além de 75% de vacinação do grupo prioritário".

Em Salvador, o prefeito Bruno Reis anunciou na quinta-feira (28) que os idosos acima de 90 começariam a ser vacinados a partir de segunda (1). "Vamos lançar um site e um telefone de contato para que os familiares desses idosos possam entrar em contato e programar a hora marcada para gente fazer a vacinação", explicou.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas