Bahia e Vitória jogam primeiro clássico do ano na Fonte Nova

e.c. bahia
03.02.2019, 05:04:00
Gilberto e Ruy são os principais candidatos a heróis no Ba-Vi (Felipe Oliveira / EC Bahia e Mauricia da Matta / EC Vitória)

Bahia e Vitória jogam primeiro clássico do ano na Fonte Nova

Até então, só dois Ba-Vis estão garantidos em 2019

Aproveite bem, torcedor, porque o Ba-Vi deste domingo (3), às 17h, corre o risco de ser o primeiro de apenas dois que podem acontecer neste ano. Além do clássico de logo mais, na Fonte Nova, pela terceira rodada da Copa do Nordeste, só está garantido no calendário mais um pelo Baianão, dia 10 de março, também na arena.

Para haver mais encontros dos rivais em 2019, é preciso que os dois cheguem à final do Nordestão e/ou se cruzem no mata-mata do estadual. Com chances mais remotas, pode acontecer um confronto pela Copa do Brasil.

A escassez de Ba-Vis neste ano dá-se por conta das divisões diferentes nas quais os rivais se encontram no Brasileiro, algo que voltou a acontecer após duas temporadas. O Bahia na Série A, e o Vitória, na B. E isso diz muito sobre como cada um chega a este clássico.

O tricolor carrega um certo favoritismo enquanto a bola não rola. Além de ter mantido a base de 2018, que terminou na 11ª colocação da Série A, o time se reforçou com 12 jogadores. Entre eles, o atacante Fernandão, que está à disposição para estrear, embora Enderson Moreira já tenha afirmado que, se usar o centroavante, será por poucos minutos. O titular é Gilberto, autor de cinco gols em três jogos no ano. O volante Elton, lesionado, é desfalque.

O Vitória, que está há dez Ba-Vis sem vencer, chega ao próximo precisando recuperar seu prestígio. Rebaixado à Série B, o elenco passa por uma reformulação capitaneada pelo técnico Marcelo Chamusca, que disputará seu primeiro clássico na função. Entre as sete contratações realizadas - de perfil modesto por causa da dificuldade financeira do clube -, destaque para o meia Ruy. O goleiro João Gabriel, o lateral Benítez, lesionados, e o zagueiro Bruno Bispo, suspenso, são desfalques.

Bahia: Douglas, Nino, Jakcson, Lucas Fonseca e Moisés; Gregore e Douglas Augusto (Flávio); Artur, Guilherme e Rogério (Élber); Gilberto. Técnico: Enderson Moreira 

Vitória: Ronaldo, Jeferson, Thales, Edcarlos e Juninho; Wesley Dias (Léo Gomes) e Leandro Vilela; Yago, Ruy, Andrigo; Léo Ceará. Técnico: Marcelo Chamusca

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas