Bahia emite alerta sobre aumento casos de dengue neste ano

bahia
22.02.2019, 16:46:00
Atualizado: 22.02.2019, 16:56:59

Bahia emite alerta sobre aumento casos de dengue neste ano

Os casos da doença cresceram 301,14% neste ano em comparação com o mesmo período de 2018

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu um alerta sobre o aumento de casos de dengue no estado neste ano. A pasta solicitou para que os 417 municípios baianos façam mutirões de limpeza, vistoria e remoções de focos do mosquito, além de caminhadas de conscientização e distribuição de materiais informativos.

Os casos da doença cresceram 301,14% neste ano em comparação com o mesmo período de 2018. Foram notificados 3.725 casos em 123 municípios até 16 de fevereiro. Feira de Santana tem o pior índice com 1.520 registros e quatro óbitos. No estado, mais dois municípios registraram óbitos, Salvador e Candeias, com uma morte cada.

Kits com pesca larva, pipetas de vidro, tubos de ensaio, álcool, esponja, lanterna de led recarregável, bacia plástica e outros materiais foram distribuídos pelo estado da Bahia para os municípios. Foram 7,4 mil kits padronizados pelo Ministério da Saúde, com investimento superior a R$ 2,6 milhões. 

“Os agentes de controle de endemias têm um papel fundamental na eliminação de focos do Aedes aegypti, pois na visita aos imóveis, eles eliminam criadouros, orientam moradores e realizam mobilizações”, afirmou o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, que destacou que 80% dos focos estão dentro das casas.

Para evitar a proliferação da doença durante o Carnaval, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado fará a pulverização de inseticidas nos circuitos Dodô e Osmar. O primeiro será nesta sexta-feira (22), seguido de mais outros dois ciclos com intervalo de três dias. Os circuitos também receberão a pulverização após o Carnaval.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas