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Da Redação
Publicado em 25 de setembro de 2019 às 10:19
- Atualizado há 2 anos
A Bahia passa a contar, a partir desta quarta-feira (25), com uma plataforma eletrônica para incentivar voluntariado no estado. O programa "Bahia. Estado Voluntário" vai conectar entidades públicas e privadas aos cidadãos que pretendem atuar em trabalhos voluntários.>
A intermediação vai acontecer pelo portal www.estadovoluntario.ba.gov.br, desenvolvido conjuntamente pela Secretaria da Administração (Saeb) e pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). O programa "Bahia. Trabalho Voluntário" vai alinhar o Estado com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU, fomentando a prática do voluntariado.>
A plataforma vai funcionar como um catalisador de projetos de voluntariado e de cidadãos que tem interesse em prestar em trabalho voluntário. O Governo ou as entidades privadas sem fins lucrativos vão cadastrar seus projetos no site www.estadovoluntario.ba.gov.br.>
Para participar, os voluntários devem preencher um cadastro disponível no endereço eletrônico, onde indicarão os dias e horários que estará disponível para a realização de trabalhos voluntários, além das áreas de atuação nos quais tem interesse em participar.>
Os voluntários também poderão se candidatar, através da plataforma, a projetos cadastrados pelo Governo ou pelas entidades privadas. Ainda existe a possibilidade dos candidatos receberem convites para participar de projetos adequados ao seu perfil. O prazo para aceitar ou recusar o convite é de 48 horas. Caso aceite, aguardará a aprovação pelo gestor do projeto.>
A SJDHDS vai gerir o programa, que terá entre seus objetivos articular o voluntariado entre os órgãos públicos, as instituições privadas sem fins lucrativos e pessoas físicas, além de contribuir para o aumento da participação do cidadão em projetos sociais de voluntariado, dentre outros.>
Os gerentes dos órgãos e entidades e das instituições privadas responsáveis pelos projetos deverão monitorar e avaliar os voluntários. O programa também conta com um Comitê Gestor, composto por integrantes da Saeb e SJDHDS, além de representantes do Poder Executivo, escolhidos pelo Governador.>
O Comitê atuará de forma consultiva e deliberativa, com o objetivo de fomentar projetos e iniciativas que estimulem o engajamento do setor público, das instituições privadas sem fins lucrativos e da sociedade no desenvolvimento de atividades voluntárias.>
O programa foi desenvolvido a partir da criação de um grupo de trabalho composto por representantes de várias áreas técnicas da Saeb, com o objetivo de fomentar a prática do trabalho voluntário no Estado. A Diretoria de Inovação de Projetos de TIC e a Diretoria de Modelos Institucionais, ambas da Saeb, prospectaram no mercado e uma solução tecnológica que pudesse se adequar e atender as finalidades do "Bahia. Estado Voluntário".>
A Secretaria da Administração identificou uma plataforma desenvolvida e já utilizada com êxito pelo Governo do Distrito Federal. Após tratativas desenvolvidas pela Saeb, o Governo do DF cedeu a plataforma sem qualquer custo para o Estado da Bahia. Com apoio da SJDHDS, a Saeb customizou e adaptou a site para atender as demandas do projeto. Como Funciona>