Bahia recebe 60 mil testes para coronavírus; carga veio da China

coronavírus
10.04.2020, 23:23:22
Atualizado: 10.04.2020, 23:40:28
(Divulgação/Josué Damacena (IOC/Fiocruz))

Bahia recebe 60 mil testes para coronavírus; carga veio da China

Material será usado no Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A Bahia recebeu 60 mil novos testes para o dignóstico do novo coronavírus (Covid-19) nesta sexta-feira (10). Comprado com recursos do estado, o material será usado no  Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen).

Em postagem no Twitter, o governador Rui Costa afirmou um avião buscou a carga em São Paulo para assegurar a chegada dos testes na Bahia. De acordo com a TV Bahia, o material veio da China.

Atualmente, o Lacen analisa 300 exames por dia para identificar uma possível contaminação pelo vírus. Para dar conta da demanda de testagem, o laboratório está funcionando em regime de 24h, inclusive nos finais de semana.

Em 2 de abril, Rui anunciou que duas novas máquinas de testes adquiridas pelo Governo do Estado deverão chegar ao Laboratório em 15 dias. Com os equipamentos o Lacen poderá passar a relaizar 600 testes diários.

Ainda de acordo com a TV Bahia, a Bahia também recebeu 31 mil testes rápidos do Ministério da Saúde. Os kits deverão ser enviados para o interior do estado, mas o governo espera nota técnica da pasta instruindo a distribuição por cidade para inciar as entregas.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas