Bahia tem 27 praias impróprias para banho neste fim de semana

Em Salvador, Praia da Paciência (Rio Vermelho) e Farol da Barra devem ser evitadas. Confira lista completa

Publicado em 2 de fevereiro de 2019 às 17:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/Arquivo CORREIO

O balanço mais atual do Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) aponta que 27 praias do litoral da Bahia estão impróprias para o banho neste final de semana.

De acordo com o órgão, a rede amostral de monitoramento da balneabilidade no estado atualmente é composta por 133 pontos distribuídos em toda a costa baiana. As amostras de água para análises são coletadas semanalmente, no período da manhã, em locais com maior concentração de banhistas.

A praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresenta resultado superior a mil coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2.500 coliformes termotolerantes ou 2.000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.

Confira a lista completa:

Salvador Tubarão (Em frente ao conjunto habitacional, próximo à antiga fábrica de cimento) Periperi (Na saída de acesso à praia após travessia da via férrea) Penha (Situada em frente à barraca do Valença) Pedra Furada (Atrás do Hospital Sagrada Família, em frente a ladeira que dá acesso a praia) Santa Maria (Em frente ao Mar Azul hotel, limítrofe ao Hospital Espanhol, em frente a escada de acesso à praia) Farol da Barra (Em frente as escadas de acesso à praia, na Rua Dias D’Ávila) Farol da Barra (Próximo ao Barravento e escada de acesso à praia, em frente a Av. Oceânica) Armação (Em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa) Ondina (Próximo a escada de acesso à praia, em frente ao posto BR e Hotel Bahia Sol) Boca do Rio (Em frente ao Posto Salva Vidas) Ondina (Situada próximo ao Morro da Sereia em frente ao Ed. Maria José) Corsário (Em frente ao Posto Salva Vidas) Rio Vermelho (Em frente a Rua Bartolomeu de Gusmão. Próximo a escada de acesso à praia, ao lado da Rua Morro da Paciência) Armação (Em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa) Boca do Rio (Em frente ao posto Salva Vidas) Patamares (Em frente ao posto Salva Vidas Patamares. Próximo ao Coliseu do Forró e ao Caranguejo de Sergipe) Lagoa de Abaete (Em frente a placa de fundação do parque) Itapuã (Próximo a escada de acesso à praia e em frente a Rua Sargento Waldir Xavier) Itapuã (Em frente à Sereia de Itapuã)

Baía de Todos os Santos Madre de Deus (Em frente à Câmara Municipal de Madre de Deus) Mar Grande (Em frente à Praça Principal, ao lado do Banco do Brasil) Gameleira (Em frente a Cruz da Gameleira)

Costa dos Coqueiros Rio Pojuca (Na Gamboa) Costa do Cacau Malhado (Próximo à escultura da sereia) Opaba (Próximo à barraca Brilho do Luau) Ceplus Montante (A montante da ETE da Embasa) Costa do Descobrimento Nativos (Em frente as barracas e próximo a foz do Rio Trancoso)