Bahia tem 500 vagas de estágio abertas; número deve aumentar

Número de oportunidades aumenta no 2º semestre

  • Foto do(a) author(a) Jordan Bezerra
  • Jordan Bezerra

Publicado em 10 de julho de 2017 às 05:00

- Atualizado há um ano

Estudantes interessados em ingressar no mercado de trabalho devem se ligar. No momento estão abertas 500 vagas de estágio em toda a Bahia. Mas esse número deve mais que quadruplicar nos próximos meses. Historicamente, as oportunidades de estágio são maiores no segundo semestre de cada ano, tendência que deve se repetir, e ainda com mais força, em 2017 devido à aposta das empresas na retomada da economia. Só no Instituto Euvaldo Lodi (IEL) são 451 vagas em todo o estado, 140 delas para Salvador.  A expectativa da instituição é fechar o mês de julho com abertura de 2 mil vagas.  “Nesse período de crise percebemos que as empresas estão cada vez mais conscientes quanto ao investimento em estagiários. É um investimento para o futuro, pois quando a crise passar a organização já terá um funcionário preparado de acordo com a cultura organizacional dela”, afirmou Edneide Lima, gerente de Desenvolvimento de Carreiras do instituo.A observação de Edneide é a mesma constatada por uma pesquisa realizada, desde 2013, pela Companhia de Estágio, empresa que auxilia a contratação de estagiários em todo o país. O estudo revelou que as oportunidades de estágio crescem, em média, 7,4% durante o segundo semestre.

Em 2016, o crescimento foi de 61,6% em comparação com o primeiro semestre. “As empresas abrem mais vagas para se preparar para a reposição dos contratos que irão vencer no final do ano”, explica o diretor da Companhia de Estágios, Tiago Mavichian. “Isso demonstra também recuperação do mercado, que está voltando a contratar”, completa. ConcorrênciaA pesquisa também registrou queda de 26% na proporção de candidatos por vaga no final de 2016. Quem se candidatou no início do ano passado enfrentou cerca de 20 candidatos a mais do que quem fez seleção no segundo período do ano.No entanto, a especialista em recursos humanos e diretora da RH&CIA Sandra Fiamoncini alerta que os jovens não devem ficar apostando na baixa concorrência, mas sim no fortalecendo do currículo e no networking, elementos fundamentais na hora de conseguir um estágio. “É importante que o jovem cadastre seu currículo nos sites das empresas que os interessam. Também é necessário frequentar eventos, como workshops e palestras, pois além de serem ótimos lugares para fazer contatos, enriquece o currículo”, explicou. 

O QUE AS EMPRESAS MAIS PROCURAM NOS ESTAGIÁRIOS

Cultura da empresa: Conhecimentos sobre a filosofia da empresa são cobrados nas entrevistas, e é necessário para saber se você se encaixa no perfil organizacional. 

Histórico: Manter boas notas na universidade é um critério decisivo, sobretudo nas disciplinas específicas do curso.

Idiomas: Quem deseja estagiar em multinacionais deve ter, pelo menos, inglês básico. Falar vários idiomas pode ser um diferencial em relação a outros concorrentes.

Formação extracurricular: Participar de palestras e seminários ligados à área de estudo é um diferencial. 

Disponibilidade: Seja uma pessoa proativa e flexível, mostre-se capaz de fazer coisas que estão além da sua rotina de trabalho diário.