Baianas vão distribuir 3 mil acarajés de graça domingo (29) no Pelourinho 

Ação marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de julho de 2018 às 11:39

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo Correio

Quem não gosta de um bom acarajé? Os amantes da iguaria mais famosa da Bahia terão um bom motivo para comemorar no próximo domingo (29). É que baianas da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam) vão distribuir gratuitamente cerca de 3 mil mini-acarajés - que podem ser com ou sem pimenta - durante a segunda edição do Festival de Acarajé, na praça da Cruz Caída, no Pelourinho. 

A distribuição, que começará às 13h, marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho.   

Coordenadora nacional da Abam, Rita Santos contou que está sendo montada uma força-tarefa para preparar os bolinhos -  eles serão entregues sem acompanhamento.

"Serão 60 quilos de massa que dão aproximadamente 3 mil acarajés. Tudo isso foi fruto de doação de fornecedores, já que a associação não tem verba. Vamos fritar tudo com mais de 40 litros de azeite. Vamos começar a servir a partir de 13h até a massa acabar, o que deve acontecer por volta das 18h", conta Rita que está convocando baianas da associação para participar da ação. Atualmente, 3,5 mil baianas são associadas à entidade em Salvador. 

A Abam foi fundada em 1992 como uma entidade de direito privado, cuja finalidade e objetivo principal é a promoção ao desenvolvimento e ao bem estar das baianas de acarajé.  

Programação:  Distribuição de mini-acarajés  Roda de diálogo com mulheres negras Oficina de turbante Apresentação da banda Preto Caro & e CIA  Lendas iorubas pela professora Iray Galrão

O que? 2° Festival de Acarajé Dia: 29/07 ( domingo)  Local: Cruz Caída (Praça da sé) Horário: 13h