Baiano que viajou todos os países do mundo volta ao Brasil com recorde

Anderson Dias, do perfil @196sonhos, se tornou a pessoa mais rápida a viajar o mundo

  • Foto do(a) author(a) Rede Nordeste, JC
  • Rede Nordeste, JC

Publicado em 23 de novembro de 2019 às 15:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução/Instagram

Foto: Reprodução/Instagram Após visitar 196 países – 193 reconhecidos pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) e mais três que não são –, o empresário Anderson Dias retorna para o Brasil neste domingo (24). Ele embarcou neste sonho em maio de 2018 e volta às terras tupiniquins com 196 vistos no passaporte e a realização de um grande sonho.

Anderson embarcou para Cabo Verde, último país visitado na trajetória nesta sexta-feira (22). Com o feito, o viajante conquistará dois recordes do Guinness Book de uma só vez: humano mais rápido do mundo a conhecer todos os países do planeta e o primeiro e único brasileiro a conhecer todos os países do globo. Nas suas redes sociais, Anderson compartilhou online seu vôo de chegada em Cabo Verde.

Como começou esse sonho? “A vida batia em mim como um boxeador bate no saco de treinamento”, relata Anderson. Em 2014, para conseguir se manter em Recife (PE), Anderson começou a vender capinhas de celular nas ruas, nos shoppings e ônibus da Região Metropolitana do Recife. Com o trabalho, economizando cada centavo e fazendo apenas uma refeição por dia, Anderson consegui juntar R$ 30 mil em 3 meses para fazer uma viagem pela Europa. No dia 27 de março de 2015, Anderson viajou para Dublin, na Irlanda, onde começou esse sonho. Lá, conheceu dez países e voltou para o Brasil seis meses depois.

No entanto, demorou para a ideia de rodar o mundo surgir em sua cabeça. Aos 24 anos sua vida estava estabilizada e “no ápice”, mas algo faltava. Em um sonho, o viajante se via prestes a embarcar em um avião e não sabia o destino, mas sabia que era um “desejo muito forte”. No dia 27 de maio de 2018 ele tirou esse sonho do imaginário embarcou para realizar não só um sonho, mas 196.

Nas redes sociais Em suas redes sociais, Anderson compartilha seu sonho com um milhão de seguidores. Nos posts ele relata dicas, aprendizados, novas culturas e relata dicas, aprendizados, novas culturas e reflexões. 

Ver essa foto no Instagram

T E L H A D O D O M U N D O? Pamir Highway é uma visão única do Tajiquistão que se estende por mais de 1300 km e conecta a capital de Dushanbe e a cidade de Osh no sul do Quirguistão. A estrada que faz parte de uma estrada internacional M41, fica na região de alta montanha do Pamir. Pamir é uma cordilheira com picos de mais de 7000 metros que ocupa a maior parte do Tajiquistão; Seu nome é traduzido como "Telhado do mundo". Havia assentamentos montanhosos e pequenos estados isolados, mas no século XIX, os impérios britânico e russo começaram a lutar pela influência na Ásia conhecida como “o Grande Jogo”. Durante este confronto, os ingleses estavam se mudando para o norte da Índia para o Afeganistão, e os russos estavam indo do norte através do atual território do Quirguistão e do Tadjiquistão. A urgência de manobrar as tropas rapidamente em caso de choque de exércitos deu um salto para a construção de novas estradas nas regiões montanhosas; é assim que começa a história da rodovia Pamir. Sensacional né? Se preparem que vem chuva de coisa linda nos stories (se a internet deixar né haha) Obrigado @go.visa por providenciar meu visto para esse país incrível! #braziliantraveller #quebreosistema #quebrandotabu #brasileirosporai #pamirhighway #tajikistan #tajik #tajikgirls #196sonhos

Uma publicação compartilhada por Anderson Dias ????????196/196 (100%) (@196sonhos) em

Ver essa foto no Instagram

Eu não consigo olhar pra essa foto e não pensar onde esses dois estão dormindo agora. Provavelmente é em uma cabana de plástico na beira dessa estrada de terra, sem ter o que comer e sem tomar banho já faz um tempo. Ela disse que iria orar por mim, eu agradeci pegando na mão dela e mandando um “xukran” (obrigado em árabe) bem desajeitado. O pequenino tinha acabado de me dar um abraço e ganhar o dinheiro que eu dei pra ele aproximadamente 10 reais. (Eles passam 4 dias com 10 reais!) Olha a felicidade do menino, que mesmo tão novo sabia o quanto aquele dinheiro era importante. Uma pena não ter dado mais, eu levei uma caixa de chocolate e distribui pra umas 20 crianças, e distribui alguns trocados pra eles de maneira igualitária. . Infelizmente não sou rico ainda e o máximo que pude fazer naquele momento era isso, sem contar que não esperava encontrar tantas crianças sofrendo daquele jeito. . Mas eu consegui fazer algo muito especial hoje, eu brinquei c eles por alguns minutos e fiz eles sorrirem! Quero de verdade que esse país fique em paz e que o sorriso no rosto dessas crianças seja algo comum! . #peace4yemen #stopwaronyemen #196sonhos

Uma publicação compartilhada por Anderson Dias ????????196/196 (100%) (@196sonhos) em

Relembre a história  Nascido em Salvador e criado desde pequeno em Caruaru, no Agreste pernambucano, Anderson saiu do Brasil no ano passado com o objetivo de trazer para casa um recorde mundial. Antes dele, a pessoa mais rápida a viajar pelo mundo era uma americana que passou por 196 países em 18 meses e 26 dias.