Bailarino baiano que mora na Europa foi destaque no Got Talent Portugal

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Osmar Marrom Martins
  • Osmar Marrom Martins

Publicado em 17 de junho de 2021 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O baiano Jorge Ciprianno está fazendo bonito no velho mundo (tanahall.photograpy) O bailarino e coreógrafo baiano Jorge Ciprianno, 31 anos, que se define como negro, gay, cis genero, candomblecista e filho de Ògún, foi destaque na primeira fase de seleção do Got Talent Portugal 2021. O vídeo de sua apresentação repercutiu nas redes sociais na Europa e no Brasil, principalmente na Bahia, onde ele mantém fortes ligações, mesmo estando fora do país desde 2010.

Nascido no bairro de Engomadeira, Jorge está há quatro anos em Portugal, onde é co-fundador e Diretor Artístico da Agadá Cia de Dança Afro Contemporânea. Antes, morou na Alemanha e Inglaterra. “Pisar no palco do Coliseu dos Recreios, um dos teatros mais antigos de Lisboa, levando a arte e a cultura negra já é uma vitória, principalmente num período de tanta intolerância e perseguição das nossas crenças” comentou.

Oriundo da Escola da Fundação Balé Folclórico da Bahia e da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia(Funceb), onde começou, aos 17 anos, ele fez questão de lembrar que seus mestres até hoje são José Carlos Arandiba (Zebrinha), Nildinha Fonseca, Rosangela Silvestre, Vera Passos, Ana Karla Sampaio, Lúcia Helena Silva e Matias Santiago. Dia 30 de julho ele participa de live do Balé Folclórico da Bahia com o diretor do grupo, Vavá Botelho. Ana Mametto e Yacoce Simões (Will Recarey - Divulgação) Ana Mametto entra no clima junino e lança o xote Pra Sempre com Você

Depois de lançar o álbum Saudação, no qual prestou uma homenagem ao repertório afro-brasileiro, a cantora Ana Mametto trabalha seu novo projeto. Trata-se da música Pra Sempre com Você, que será lançada amanhã (18), em todas as plataformas digitais, e  também vai ganhar um clipe,  que será apresentado no canal da artista no YouTube.

Composta por Yacoce Simões, a música é um Xote – ritmo tradicional nas festas juninas– que traz na letra o tema da saudade dos momentos marcantes compartilhados com outras pessoas, como explica Ana Mametto: “Pra Sempre com você é uma música que fala da saudade como forma de gratidão, uma comemoração por ter vivido momentos incríveis ao lado de quem se ama”, afirma a cantora, que também é atriz.Leo Pinheiro (Divulgação) DJ Leo Pinheiro apresenta  remix nas plataformas digitais

Nesta sexta (18), o DJ Leo Pinheiro lança o remix New Light, de John Mayer, em todas as plataformas digitais. “Sempre pensei numa versão remixada dessa canção, mas até produzi-la e conseguir lançar foi um grande processo, John Mayer não é um artista muito acessível e quando recebi a notícia da liberação pela minha distribuidora foi comemorado à altura, literalmente!”, diz Leo Pinheiro. Ele segue produzindo mais dois remixs com parcerias de artistas nacionais e internacionais e compartilhando suas criações no universo digital.  Leo Nasceu em Santo Amaro da Purificação, interior da Bahia. Com 16 anos veio para Salvador em busca do seu sonho de viver da música.

Troféu Bahia Junina escolhe a Música do São João 2021Está aberta até o dia 24 de junho a votação popular para a escolha da Música do São João 2021, dentro da primeira edição do Troféu Bahia Junina, realizado pela Rede Bahia. O público poderá escolher entre 10 músicas interpretadas por artistas baianos, que estão nas paradas de sucesso no período junino. A votação popular acontece no Gshow.com/saojoaodaredebahia, e o resultado será  divulgado no dia 26, no Bahia Meio Dia.  TUM-TUM-TUM* 1  Uma live de Super Samba Junino será realizada dia 27, a partir das 17h, sob o comando de Karlinhos Brito em seu canal no YouTube. Já confirmaram participação os cantores Ninha, o Gogó de Ouro (ex-Timbalada) Reinaldinho da Bahia (ex-Terra Samba), Nivaldo do Samba Jaké, Bobô da Viola de Marujo, Cara de Gatinho da Oxeturá e o DJ Don Juan.

2 A cantora e compositora baiana Indy Naíse lança o EP Esse é Sobre Você, amanhã, nas plataformas digitais. O trabalho reúne cinco faixas acompanhadas por videoclipes e pode ser visto no YouTube. Produzido pelo prestigiado rapper Rincon Sapiência, o projeto traz participações de Drik Barbosa e D’Ogum. Natural de Juazeiro, Indy Naíse está radicada em São Paulo desde 2014, para investir na carreira nacional.

3 Nossa Imensidão a Dois é o primeiro single do novo disco de Guilherme Arantes, que será lançado este ano. A canção foi composta em março de 2018, a partir de uma encomenda do produtor Marcus Preto para um possível disco de Wanderléa, que não aconteceu. Agora, na versão completa, ganhou arranjos de cordas de Guilherme,  com Cassio Poletto (violinos), Alexandre Blanc (guitarra semiacústica), Willy Verdaguer (baixo) e Gabriel Martini (bateria). Tudo gravado via internet, no início deste ano.