Baleia jubarte de 13 m é encontrada morta no litoral da BA

bahia
04.07.2022, 17:30:00
(Divulgação/Projeto Baleia Jubarte)

Baleia jubarte de 13 m é encontrada morta no litoral da BA

Animal foi encontrado em avançado estado de decomposição

Uma baleia jubarte de mais de 13 metros foi encontrada morta no último sábado (2) na praia do Guaiú, em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia.

De acordo com o coordenador de Pesquisa do Projeto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, o animal era um macho adulto e, quando encontrado, já estava em avançado estado de decomposição. Não foi possível estabelecer a causa da morte da baleia.

Esse foi o 7° encalhe de jubarte somente este ano no Brasil e o primeiro na Bahia, segundo o instituto. O número representa uma melhora em relação ao ano passado, quando, no mesmo período, foram registrados 53 encalhes no Brasil e 3 na Bahia.


"Parece que depois de um ano excepcional em 2021, vamos voltar ao normal", diz o pesquisador. A causa para a grande quantidade de encalhes em 2021, no entanto, ainda está sendo investigada. "Tudo aponta que as mortalidades atípicas de 2010, 2017/2018 e 2021 foram decorrência de anos com menos oferta de krill, o principal alimento das jubartes aqui no hemisfério Sul", esclarece.

Temporada das jubartes 2022

Encalhes por estado
RS: 2
SP: 2
RJ: 1
ES: 1
BA: 1

Total: 7

Encalhes por mês

Janeiro: 1
Abril: 1
Maio: 1
Junho: 3
Julho: 1

Fonte: Projeto Baleia Jubarte com dados das instituições membros da Rede de Encalhes e Informação de Mamíferos Aquáticos do Brasil (REMAB)

***

Em tempos de desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso precisamos de uma equipe de colaboradores e jornalistas apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade e feito na Bahia. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional baiano? E melhor, custa muito pouco. Assine o jornal.


Relacionadas