Bandidos levam 30 celulares de estudantes durante aula em parque de Salvador

salvador
12.06.2019, 18:29:00
Atualizado: 12.06.2019, 18:45:06
(Foto: Elói Correia/SEGOV)

Bandidos levam 30 celulares de estudantes durante aula em parque de Salvador

Assalto ocorreu na manhã desta quarta (12), no Parque São Bartolomeu

Era pra ter sido uma aula de História in loco sobre a Independência da Bahia, o Quilombo do Urubu e o papel da Guerreira Zeferina na comunidade do Parque São Bartolomeu, no bairro de Pirajá. Mas a atividade extra-classe acabou interrompida nesta quarta-feira, por volta das 9h40, por quatro assaltantes armados, que saquearam todos os pertences de 41 estudantes, três professores e três auxiliares da Escola Estadual Mestre Paulo dos Anjos, que fica no Bairro da Paz. De acordo com o delegado Marcelo Lins, da 29ª Delegacia (Plataforma), aproximadamente 30 celulares foram levados, além de relógios, carteiras e objetos pessoais das vítimas. Entre os pertences há, inclusive, uma caderneta com todas as notas dos alunos, segundo o delegado.

O assalto ocorreu logo na entrada do parque. As vítimas contaram na delegacia que os assaltantes aparentavam ter entre 16 e 21 anos, estavam armados com pistola e chegaram e fugiram andando. "Na hora, muitos estudantes entram em pânico, teve gente se jogando no chão. O desespero foi tão grande que eles vieram na delegacia, mas voltarão amanhã (quinta) para serem ouvidos formalmente", informou o delegado, acrescentando que são estudantes do Ensino Médio que possuem entre 16 e 18 anos.

Procurada, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia informou que ninguém ficou ferido e que a ocorrência foi registrada na 29ª Delegacia. Investigadores da unidade realizam diligências na região, com o objetivo de identificar e localizar os assaltantes.

 
De acordo com informações da Polícia Militar, a 14ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Lobato) foi acionada por volta das 10h30 para atender a ocorrência, que os policiais realizaram rondas, mas que os suspeitos não foram localizados.

 Em nota, a PM informou ainda que o policiamento da área é de responsabilidade da 14ª CIPM e da 9ª CIPM, também em Pirajá, que realizam rondas, abordagens preventivas e blitze constantes na região.

"O comando das unidades ressalta também que há uma parceria com a direção do parque, e quando as unidades são informadas com antecedência de visitas e eventos, o policiamento é reforçado dentro do parque.

 A corporação orienta que as vítimas que observarem suspeitos, ou ações delituosas no local, liguem para o 190 e informem a situação. É importante que registrem a queixa na Delegacia da área, pois o policiamento é estabelecido de acordo com a mancha criminal", acrescenta a nota.  

Responsável pela requalificação do Parque São Bartolomeu, a  Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder)  informou que com frequência as escolas estaduais e municipais agendam atividades extra-classe no local, incluindo visita às trilhas existentes no Parque São Bartolomeu, com uma média de 5 visitas por mês. "Nessa quarta-feira (12), a Escola Mestre Paulo dos Anjos realizou a visita sem o agendamento e contato prévio com a coordenação do parque", esclareceu a Conder.

O órgão estadual informou ainda que realiza os serviços de manutenção, conservação e orientação aos visitantes e que há uma equipe de vigilância patrimonial que guarda os equipamentos construídos: Centro de Cidadania e Cultura de Pirajá e Centro de Referência de São Bartolomeu.
 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-as-series-e-filmes-que-entram-na-netflix-em-setembro/
Nova de Grey's Anatomy, última de The Good Place, 'Cinquenta Tons Mais Escuros'... veja lista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ministro-do-meio-ambiente-e-vaiado-durante-evento-da-onu-em-salvador-assista/
Ricardo Salles foi recebido por pessoas que protestavam contra as queimadas na Amazônia
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/trinta-anos-depois-de-partir-raul-seixas-tem-mensagens-atuais/
Morte do músico baiano completa 30 anos nesta quarta-feira (21)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/margareth-menezes-e-luiz-caldas-cantam-para-irma-dulce-assista/
Ao todo, 50 artistas participam do projeto A Bahia Canta a Sua Santa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-o-trailer-de-marighella-dirigido-por-wagner-moura/
Filme estreia no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-imagens-de-irma-dulce-lazzo-matumbi-lanca-clipe-de-homenagem-assista/
Cantor compôs canção especial para mulher que vai virar a Santa Dulce dos Pobres
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lazzo-matumbi-faz-reverencia-a-irma-dulce-em-musica-ouca/
Cantor homenageou a mulher que, em outubro, se tornará Santa Dulce dos Pobres
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luiz-caldas-grava-musica-para-primeira-santa-do-brasil-ouca/
Cantor homenageou Irmã Dulce; Ela será canonizada em outubro
Ler Mais