Barbeiro agredido por torcedores ganha moto do Vitória

Reinaldo Silva da Rocha foi recebido no Barradão por dirigentes e jogadores

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de julho de 2022 às 13:59

. Crédito: PIETRO CARPI / ECV

Agredido por torcedores rubro-negros nas proximidades do Barradão, o barbeiro Reinaldo Silva da Rocha, 21 anos, ganhou uma moto nova de presente do Vitória. A dele foi danificada durante a cena lamentável que marcou o último domingo (17), mesmo dia em que o Leão venceu o Paysandu por 1x0, na 15ª rodada da Série C do Brasileiro. 

"Quero agradecer ao presidente (do Vitória, Fábio Mota) e todos que me ajudaram. Estou muito feliz por todos que me ajudaram. Queria agradecer bastante a vocês. E também a Deus, que salvou minha vida naquele dia", afirmou Reinaldo em entrevista à Tv Bahia.

Reinaldo é torcedor do Vitória e foi recebido no Barradão nesta quinta-feira (21) pelo presidente do clube, Fábio Mota, e pelos jogadores Rafinha e Alan Santos. Além da moto, que foi uma iniciativa de conselheiros rubro-negros e 16 torcedores, o barbeiro também ganhou uma carteirinha de sócio, para ver de perto o time no estádio, e um kit de produtos da agremiação. Entre os itens, uma camisa vermelha e preta. 

"Você vai ter um ano de sócio do Esporte Clube Vitória. Tome aqui também o manto rubro-negro e mais uma caneca para comemorar a subida do Vitória. Com fé em Deus, vai comemorar", projetou Fábio Mota, em declaração à Tv Bahia.

"Nenhum ato de violência justifica nada, mas ele está recebendo esse presente lindo e vai ficar muito feliz. Muita gente queria ganhar a moto, mas ninguém queria passar pelo que ele passou. Graças a Deus, essa maldição foi transformada em bênção", afirmou o volante e capitão Alan Santos à emissora.

A agressão a Reinaldo ocorreu na Via Regional, próxima ao Barradão. Torcedores, muitos deles vestidos com camisas da uniformizada Os Imbatíveis, agrediram o motociclista com socos e chutes. 

Vídeos que circularam nas redes sociais mostram o momento em que um grupo grande de homens se aglomera ao redor do motorista da moto e começa a bater nele. O rapaz, que estava usando capacete, é retirado da moto e espancado. Depois, os agressores também chutam e pisam na moto já caída no chão. 

Reinaldo estava utilizando uma camisa branca e azul, exibida por um dos agressores em um dos vídeos como troféu. O traje é do Grêmio Recreativo Torcida Organizada Mancha Azul de Itamaraju (TOMA). Itamaraju é um município do Sul da Bahia. 

"Fui confundido com torcedor da Bamor ou da organizada do Paysandu, não sei", disse. "Foi tudo muito rápido. Vieram quatro rapazes, nem consegui olhar pra cara deles, me seguraram, olharam a camisa que eu tava usando e depois veio a multidão toda. Os quatro me seguraram, não dava nem pra correr", afirmou Reinaldo, em entrevista concedida à Tv Bahia, na segunda-feira (18), um dia após o ocorrido. 

"Não sou de torcida organizada nenhuma. Acompanho os jogos do Vitória. Eles nem perguntaram nada, só vieram me batendo. Tenho que agradecer a Deus por estar aqui hoje". Ele prestou queixa na 10ª Delegacia, em Pau da Lima. 

Na segunda-feira, o Vitória já havia se posicionado sobre o ocorrido ao emitir nota oficial: "O Esporte Clube Vitória repudia a agressão sofrida por um torcedor na Via Regional, antes do jogo contra o Paysandu, realizado domingo passado. A diretoria condena o ato e entrega a apuração do fato às autoridades de segurança do Estado". 

A torcida Os Imbatíveis também prometeu ajudar Reinaldo. Na última quarta-feira (19), a organizada divulgou nota oficial informando que vai ressarcir os danos causados à moto danificada. "Em uma conversa com o mesmo, confirmamos a nossa postura em ajudá-lo à reaver o seu patrimônio que foi destruído na lamentável atitude de alguns membros, que não comungam com os ideais da Torcida, que é de apoiar e defender o Vitória e as cores Rubro-Negras, promovendo uma cultura de paz e espetáculo nas arquibancadas", diz um trecho do comunicado. 

"O valor do prejuízo material a nós repassados pelo cidadão, foi de R$ 2.000,00 (dois mil reais), que foi prontamente depositado. Na ocasião, presenteamos o mesmo com o material da torcida, além de fazer um pedido de desculpas formal, pela atitude impensada de alguns", informou a nota.