Bebê morre afogado após ser imerso na água três vezes durante batismo na Romênia

mundo
08.02.2021, 11:35:36
Ritual é considerado perigoso para bebês com poucas semanas de vida (Foto: Arquivo AFP)

Bebê morre afogado após ser imerso na água três vezes durante batismo na Romênia

Ritual provocou protestos no país

Uma cerimônia de batismo teve um fim trágico na cidade de Suceava, nordeste da Romênia, após o bebê ser sufocado durante o ato que envolve ser imerso três vezes na água. O episódio, ocorrido no último domingo (31), provocou protestos no país europeu, informou a CNN americana.

O laudo apontou a morte por parada cardiorrespiratória. Paramédicos tentaram reanimá-lo na igreja e o transportaram para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital do Condado de Suceava, onde a criança veio à óbito depois de algumas horas.

Uma investigação da polícia romena trata o caso como homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

A Igreja Ortodoxa Romena também foi pressionada pela população, que abriu uma petição para mudar o ritual de batismo, somando mais de 59 mil assinaturas. A reivindicação sugere como alternativa que o ritual seja feito por borrifadas de água.

O líder da petição, Vladimir Dumitru, contou que a intenção é mudar a prática "às vezes brutal" e acrescentou que a medida não se dirige "contra a instituição da Igreja ou contra os padres, mas tem uma intenção construtiva".

Em resposta à morte do bebê, o porta-voz do Patriarcado Romeno, Vasile Bnescu, chamou o caso de "trágico" e defendeu sua investigação. Porém, afirmou que não se pode imaginar que uma "criança possa ser mergulhada na água sem cobrir o nariz, a boca e as orelhas".

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas