Boas da cabeça e com saúde no pé

quantA
08.11.2019, 05:00:00

Boas da cabeça e com saúde no pé


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


É delícia, ancestralidade, tradição e liberdade que você quer? Toma! Sábado (9), às 16h, no Largo Quincas Berro D’Água (Centro Histórico), acontece o 2º Encontro Nacional Mulheres na Roda de Samba. Os ingressos custam quanto cada um/a puder pagar pelas três horas de samba nas vozes e mãos de mais de 40 artistas já confirmadas. O evento, que integra a programação da Virada Sustentável, foi criado pela cantora Dorina Barros com a proposta de unir cantoras e instrumentistas de samba de todo o país.

A primeira edição aconteceu em 2018, em 12 cidades do Brasil e duas da Argentina. Neste ano, serão 28 localidades por aqui e mais quatro países. Entre as convidadas de Salvador, artistas como Ana Paula Albuquerque, Claudia Cunha, Matilde Charles, Juliana Ribeiro, Marilda Santana, Malu Soares, Grupo Samba das Comadres, Manuela Rodrigues e Babi Soares estarão numa grande roda que terá como homenageada a sambista Leci Brandão. Todas, assim como as nossas quatro mulheres de hoje, conectadas também com algo além de cantar e dançar.

Janaina Costa (Produtora do evento em Salvador)
"O Encontro chegou como uma oportunidade de agregar mulheres dedicadas ao gênero ancestral de maior riqueza e referência: o samba. Fazer parte dessa rede reforçando a importância do movimento e imprimindo de forma prática o espírito de coletividade sem protagonismo é entender que sororidade depende apenas de um SIM. É esse SIM que nos desloca da zona de conforto e agrega mulheres disponíveis para emprestar seu talento e força para tocar corações."

Foto: Carlosousa

Ana Clícia (Soprano soteropolitana, Bacharel em Canto Lírico pela Universidade Federal da Bahia. Pós-graduanda em Musicoterapia, atua como cantora, professora de canto e educadora em projetos sociais e conservatórios baianos, há 15 anos)
"É um deleite poder fazer parte do Encontro, esse grande coletivo de mulheres engajadas, conscientes do seu lugar de merecimento, do seu lugar de fala, celebrando o Eu feminino e homenageando em vida (importantíssimo salientar isso), a grande compositora Leci Brandão, mulher negra, empoderada, politizada, que traduz exatamente o que todas nós queremos dizer: lugar de mulher é onde ela quiser."

Foto: Alessandra Novais

Sandra Simões (Cantora e compositora de destaque na cena musical baiana, tem na carreira diversos trabalhos ligados ao samba, a exemplo do álbum Sou Bamba e Rock in Roll)
"Em tempos de afirmação de liberdade e direitos, um projeto como esse, que evidencia a atuação da mulher na MPB, especialmente no samba, que é a nossa matriz, é super bem-vindo e necessário. Eu diria que é um relevante ato político."

Gal do Beco (Empreendadora, desde a barraca de praia até o famoso bar na Vasco da Gama, sempre teve como objetivo viver do samba trazendo a mulher como importante símbolo desse gênero, além de contribuir para o registro, ampliação, distribuição e divulgação do samba e artistas envolvidos/as)
"É uma satisfação imensa ver que o samba está crescendo cada vez mais, principalmente através de grandes mulheres tanto na harmonia, quanto na percussão e voz. Também nisso, nós temos que nos unir mesmo!"

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pensei-em-me-matar-diz-atriz-de-malhacao-apos-video-em-site-porno-veja-desabafo/
Pillar Costa, que atuou na novela da Globo no ano passado, entrou em depressão
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/claudia-leitte-festeja-40-anos-com-live-repleta-de-convidados/
Any Gabrielly, Léo Santana, Zaac, Hungria Hip Hop, Lore Improta, Bera e Dennis DJ estarão na festa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nivus-ja-rodamos-na-bahia-com-o-novo-suv-da-volkswagen/
Em vídeo, apresentamos as primeiras impressões sobre o veículo que tem piloto automático inteligente e detector de fadiga
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-zidane-renata-fan-recebe-parabens-de-david-beckham-assista/
Ex-jogador inglês enviou mensagem que foi reproduzida no ‘Jogo Aberto’, da Band
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pf-cumpre-mandados-contra-quadrilha-que-fraudou-mais-de-r-4-milhoes-do-inss/
O grupo é investigado por, pelo menos, 80 benefícios previdenciários suspeitos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/5-filmes-que-voce-deve-assistir-para-apreciar-as-trilhas-de-ennio-morricone/
Compositor, que morreu aos 91 anos, era grande nome da música no cinema
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-baiano-hiran-lanca-segundo-disco-galinheiro/
Disco tem participações especiais de Tom Veloso, Majur e outros artistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/serie-baiana-que-revela-salvador-sombria-ja-esta-disponivel-no-amazon-prime/
Produção tem roteiro e direção de Julia Ferreira, baiana que estudou cinema em Londres e Madri
Ler Mais