Bradesco é empresa mais acionada por consumidores baianos na Justiça

bahia
20.10.2017, 18:45:00
(Divulgação)

Bradesco é empresa mais acionada por consumidores baianos na Justiça

Em todos os rankings estaduais, sempre existem um banco e uma telefônica no top 5

O Bradesco é a empresa mais acionada na Justiça na Bahia em questão de direito do consumidor, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (19) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Bancos e empresas de telecomuniações são os setores que mais são alvos de ações desse tipo, de acordo com o estudo "Os Maiores Litigantes da Justiça Consumerista: mapeamento e proposições". A pesquisa foi feita pela Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) analisando dados de sete tribunais de Justiça em 2015.

Além do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), fizeram parte da pesquisa os TJs do Amazonas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. Em todos os rankings estaduais, sempre existem pelo menos um banco e uma telefônia entre os cinco primeiros.

De acordo com o CNJ, há uma grande concentração nas demandas e 30 maiores litigantes foram acionados em mais da metade dos 4,7 milhões de processos analisados. No top 5 de empresas com mais casos ligados ao consumidor no TJ-BA, quatro são bancos. Veja a tabela:

Tabela mostra as empresas com maior percentual de ações ligadas ao direito do consumidor

A base da pesquisa foi o  Relatório Justiça em Números 2015. Os pesquisadores escolheram TJs de maneira a ter uma boa abrangência - pelo menos um em cada região do país. Foram considerados processos novos e ações pendentes que estavam na primeira instância ou em Juizado Especial. Os casos de execução fiscal, em que são cobradas dívidas relacionadas a tributos, foram excluídos da análise.    

Procurado, o Bradesco informou que não iria comentar a pesquisa.


***

Em tempos de desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso precisamos de uma equipe de colaboradores e jornalistas apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade e feito na Bahia. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional baiano? E melhor, custa muito pouco. Assine o jornal.


Relacionadas