Brasileira Natura compra Avon e se torna a 4ª maior empresa de cosméticos do mundo

Negócio foi concluído esta semana e impacta mercado de empreendedor da área de venda direta

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2020 às 17:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

A empresa brasileira de cosméticos Natura concluiu a compra da americana Avon, e se tornou a quarta maior companhia do setor no mundo. A nova empresa será formada por 76% da Natura e 24% pelos acionistas da Avon. A Natura &Co consumou a aquisição da Avon Products nesta sexta-feira (3). O comunicado ao mercado havia ocorrido em maio do ano passado.

O principal executivo do grupo será Roberto Marques, atual presidente executivo do conselho de administração. Ele está no conselho a Natura Cosméticos S.A. nos últimos quatro anos. Segundo comunicado, Marques "continuará a liderar um diverso e experiente Comitê Operacional do Grupo".

Os negócios foram organizados em quatro unidades operacionais: Natura &Co América Latina, Avon (excluindo América Latina), The Body Shop e Aesop.

A primeira unidade compreende Natura, Avon, The Body Shop na América Latina e Aesop no Brasil. O CEO será João Paulo Ferreira, antes CEO da Natura.

Já a segunda refere-se à Avon para Europa, África, Oriente Médio e Ásia. "No futuro, será também responsável pela expansão internacional da marca Natura, fora da América Latina", diz o comunicado. Para esta operação foi escolhida Angela Cretu. A nova CEO da Avon estava responsável por Europa Central.

Por sua vez, David Boynton permanece como CEO da The Body Shop, bem como Michael OKeeffe, CEO e um dos fundadores de Aesop.

"A total implementação da estrutura da administração proposta está sujeita à aprovação das alterações sobre o estatuto social da Natura &Co a serem submetidas aos acionistas em Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada após a consumação da incorporação da Avon", conclui o fato relevante.