Brigadistas atuam no combate às chamas na Chapada Diamantina

Fogo foi debelado em Palmeiras, mas segue em Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2019 às 19:17

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/ Sema

Os bombeiros militares continuam a luta para combater os incêndios na Chapada Diamantina. Cerca de 30 homens estão atuando nas regiões de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, áreas mais atingidas no momento. Nesta segunda-feira (21), a Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) informou que o fogo foi debelado na florestal nas Gerais do Campo São João, no município de Palmeiras.

A partir desta segunda-feira duas aeronaves Air Tractor passaram a atuar no combate às chamas. Elas estão dando suporte no combate e auxiliando na definição de estratégias de combate terrestre, com maior eficiência. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio e o tamanho da área atingida. Duas aeronaves estão ajudando no combate ao fogo (Foto: Divulgação/ Sema) Em nota, a Sema informou que para combater os incêndios, o Corpo de Bombeiros Militares da Bahia empregou 28 florestais, bombeiros militares especialistas em Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. Uma equipe atua em Livramento de Nossa Senhora, próximo à cachoeira do Rio Brumado, região conhecida como Véu de Noiva, que é de difícil acesso.

Outra equipe foi deslocada para Rio de Contas, onde foram identificados grandes focos distantes entre si que, inicialmente, foram combatidos por brigadistas voluntários capacitados pelo Corpo de Bombeiros, que continuam na operação. Outra equipe está na região conhecida como Serra da Cravada, entre os municípios de Iraquara, Palmeiras e Lençóis. Fogo ameaça região turística de Véu de Noiva (Foto: Divulgação/ Sema) Após monitoramento, brigadistas militares informaram que foi debelado o incêndio florestal nas Gerais do Campo São João, no município de Palmeiras, também na Chapada Diamantina. Oito bombeiros militares especializados em incêndios florestais e voluntários atuaram no combate ao fogo.

As equipes que estão trabalhando para apagar o fogo fazem parte do Programa Bahia Sem Fogo, do Governo do Estado. O programa atua na prevenção às queimadas, promovendo cursos para formação de peritos, treinamento de brigadistas, reuniões e oficinas com as comunidades rurais, campanhas de prevenção, sensibilização e educação ambiental e a organização de subcomitês. Ele foi criado em 2010 e é coordenado pela Sema.