Butantan cria vacina contra covid-19 e vai pedir autorização para testes clínicos

coronavírus
26.03.2021, 06:46:08
Atualizado: 26.03.2021, 06:55:12
(Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Butantan cria vacina contra covid-19 e vai pedir autorização para testes clínicos

Imunizante chamado de Butanvac já passou da fase de testes em animais

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O Instituto Butantan vai solicitar à Anvisa a autorização para iniciar testes clínicos para uma nova vacina contra a covid-19, nesta sexta-feira (26). O imunizante, chamado de Butanvac, foi desenvolvido pelo instituto, e a expectativa é de que todos os testes sejam realizados até o final deste ano.

Ao final dos testes, estarão disponíveis 40 milhões de doses da nova vacina. Atualmente, o Butantan é responsável pela produção da Coronavac, imunizante feito em parceria com a chinesa Sinovac.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, a Butanvac já passou pelos testes pré-clínicos, realizados em animais, para detectar possíveis efeitos positivos ou de toxicidade. 

Caso a Anvisa autorize o prosseguimento dos testes, a Butanvac passará pelas fases 1 e 2 de avaliação, quando são verificadas a segurança e capacidade de resposta imune. Somente na fase 3 é que são estipulados os níveis de eficácia do imunizante.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas