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Carmen Vasconcelos
Publicado em 17 de fevereiro de 2020 às 05:34
- Atualizado há 2 anos
Há seis anos, o advogado André Nery, da empresa de treinamento e desenvolvimento UnaCoaching, percebeu que usar as mídias tradicionais para divulgar os serviços da empresa era como usar uma bala de canhão para eliminar mosquitos. Desde então, passou a investir nas redes sociais como uma forma de atingir o público-alvo do seu negócio. “Entendo que o uso das redes sociais são uma necessidade na atualidade. Temos que estar onde nosso público passeia. É lá que temos acesso a uma segmentação incrível, a um preço super baixo, se comparado com as mídias tradicionais”, comenta.Na verdade, o uso das redes sociais como ferramentas de divulgação de serviços e produtos está cada vez mais comum e habitual em diversos segmentos profissionais, especialmente naqueles onde os códigos de ética profissionais criam alguma limitação, a exemplo de médicos, dentistas e advogados.>
Bons usos O presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Bahia, Wladimir Martins acredita que esse tipo de divulgação é um caminho sem volta no que diz respeito à publicidade de produtos e serviços, mas também alerta para que esse tipo de divulgação precisa ser realizada com critérios e responsabilidade. >
“As redes sociais estão presentes em tudo e os profissionais podem ganhar muito com esse tipo de visibilidade”, diz, ressaltando que nessas plataformas é possível reunir uma série de recursos que facilitam o convencimento e a comunicação com o público-alvo. >
“Nas redes sociais, o profissional pode destacar suas competências, mostrar resultados, demonstrar a efetividade do serviço ou produto e ainda agregar depoimentos de clientes”, especifica. >
Imagem pública Apesar do potencial de alcance e dos recursos de visibilidade, Martins ressalta a importância do bom uso da ferramenta. “Nas redes sociais e na vida off line é preciso que a entrega seja coerente com o que se anuncia, então é preciso trabalhar com muita transparência e lisura”, defende. Outro aspecto defendido pelo especialista é o respeito ao cliente, separando o perfil pessoal do profissional. >
A bailarina e concluinte do curso de fisioterapia Cyça Lopez, do espaço Corpo Vital, conta que as redes sociais podem fazer um excelente marketing pessoal, mas é sempre importante relacionar a persona corporativa com a pessoal, apostando na coerência e no bom senso. >
“Os resultados têm sido muito interessantes do ponto de vista quantitativo e qualitativo”, diz ela, que apostou com força no Instagram para divulgar os seus serviços nos cuidados pessoais. >
Com uma experiência de 15 anos no mercado, há dois anos, ela precisou fazer uma reengenharia na empresa para sobreviver aos tempos de crise e diz que as redes sociais foram uma saída competitiva e racional. >
Pegada atraente Para o coordenador dos cursos de pós-graduação de gestão e negócios da Unifacs, Anderson Freire, para se ter um perfil profissional competitivo é importante concentrar o conteúdo na vivência profissional do autor. >
“Crie resumos técnicos atraentes, busque cativar o público que vier a acessar este perfil, não demonstre exageros e supervalorização pessoal”, ensina.>
Outra sugestão do professor é participar de fóruns e grupos de debates sobre temas relacionados à carreira profissional no momento de explorar o universo da publicidade nas redes sociais. >
Venda nas redes>
No alvo Conheça seu público e descubra quais as preferências, faixa etária, região onde mora, hábitos e gênero. Diagnosticar o público com quem se fala é fundamental para saber o que falar >
Proposta Defina qual a meta a tingir e se concentre nela. Divulgar um novo serviço? Ampliar vendas de determinada linha? Promover combos e promoções?>
Concorrência Busque aprender com a concorrência e como ela trabalha. Esse conhecimento estratégico ajuda a saber o que é oferecido e onde se pode buscar diferenciais, além de também servir como uma fonte de inspiração Ritmo constante Não esqueça de postar sempre e demonstre como existe uma preocupação com seu público. Responda às mensagens e esteja atento aos comentários.>
Investimentos Invista em campanhas e em posts que ampliem o público-alvo. Use mais de uma rede social ao mesmo tempo, pois cada uma delas tem perfil específico.>