Câmara terá Procuradoria da Mulher, que deve ser chefiada por Marcelle Moraes

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Luan Santos
  • Luan Santos

Publicado em 31 de outubro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O novo presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior (SD), será oficialmente eleito hoje por seus colegas e vai iniciar sua gestão, em 2019, com a criação de um projeto defendido pelas vereadoras da Casa. Trata-se da Procuradoria da Mulher, iniciativa similar à da Câmara dos Deputados, cuja finalidade principal é a defesa dos direitos do público feminino. A vereadora Marcelle Moraes (PV) deve ser a escolhida para comandar o órgão, que foi aprovado pelo atual presidente, Leo Prates, mas só será implantado no ano que vem. Marcelle foi uma das primeiras a declarar apoio a Geraldo na corrida pela presidência da Casa e é irmã do deputado estadual Marcell Moraes (PSDB), amigo de longas datas do futuro presidente do Legislativo.

Funções Dentre outras atribuições, a procuradoria vai se debruçar sobre o acompanhamento e fiscalização de programas do município, receber denúncias de discriminação e violência contra a mulher e propor iniciativas para a promoção dos direitos do público feminino. 

Alerta ligado As declarações do deputado estadual Marcelo Nilo de que a Assembleia estaria enfrentando sérios problemas financeiros ligaram o sinal de alerta entre os integrantes da Casa. Segundo apurou a Satélite, cerca de 200 profissionais contratados por Reda seriam desligados. Além disso, o restaurante será fechado de novembro a janeiro, durante o turnão, antecipado pela Casa. Entre os deputados, o comentário é que o “rombo é  milionário”. 

Despesas O presidente da Casa, Angelo Coronel (PSD), negou as demissões. Ele explicou que o turnão se justifica pela necessidade de realização de nova licitação para contratar uma nova empresa para gerir o restaurante, já que o atual contrato vence em dezembro e não pode ser renovado. Ao citar o aumento das despesas com, por exemplo, o plano de cargos e salários, confirmou que deverá pedir suplementação ao governo. 

Sem grana O pedido, contudo, não agrada ao governador Rui Costa (PT), que já teria avisado  que não pretende liberar recursos extras para a Assembleia.

Segue no cargo O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, decidiu manter no cargo o prefeito de Conceição do Coité, Francisco de Assis (PT). Ele havia sido condenado por compra de votos, mas Rotondano afirmou ser “necessária robustez da prova da captação ilícita do sufrágio (voto) para cassação do mandato”.

Reunião A bancada de oposição na Assembleia Legislativa decidiu que o novo líder do bloco, que provavelmente será o deputado Targino Machado, deverá sair de um consenso entre todos os integrantes. Ontem, os parlamentares reeleitos e os novatos se reuniram para traçar as estratégias de atuação na nova legislatura e decidiram que não haverá bate-chapa pela liderança. "Precisamos aguardar o novo governo. O apoio que o Democratas poderá dar ao governo está muito vinculado a essa agenda para o país, desde que seja uma agenda que a gente concorde, sendo capaz de tirar o nosso país desse buraco.  O processo eleitoral ainda está recente. A própria equipe do governo me parece que ainda está tomando contorno", ACM Neto, prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ao ressaltar que o apoio do partido ao governo Bolsonaro dependerá da agenda