Capitu traiu Bentinho? Dúvida domina discussões no Twitter

em alta
13.09.2019, 10:33:04
Atualizado: 13.09.2019, 10:55:43

Capitu traiu Bentinho? Dúvida domina discussões no Twitter

Discussão sobre gênero levantada por usuário gerou polêmica na rede social

Mais de um século depois, ninguém sabe se Capitu traiu mesmo Bentinho, em Dom Casmurro, obra clássica de Machado de Assis. Mas a discussão sobre o tema permanece viva até hoje, tanto que o assunto está entre os assuntos mais comentados do Twitter desde essa quinta-feira (12).

Isso porque Leon Martins resolveu falar sobre o assunto, o que gerou uma discussão sobre gênero na rede social. No primeiro tweet sobre o caso, ele afirma que Capitu foi responsável pela amargura de Bentinho. "Fiz um semestre de Machado de Assis na especialização. Conclusão: o ponto não é se Capitu traiu o Bentinho (provavelmente traiu). Dom Casmurro é, na verdade, a história de como uma mulher (e o mundo) transformaram um homem bom (Bentinho) em um homem armagurado (Dom Casmurro)".

"Esse é um tema que aparece várias vezes na obra do Machado de Assis. No perído romântico dele, o homem bom encontrava a mulher boa, mas o mundo queria atrapalhar o relacionamento (na maior parte das vezes, "A Mão e a Luva" é exceção)", continua. 

Depois, ao afirmar que Capitu traiu, ele falou sobre a personalidade da personagem. "Provavelmente. A Capitu é colocada como uma mulher cheia de maquinações desde muito nova. O Bentinho é colocado como inocente no início do livro. As maquinações dela levam o Bentinho à poisição em que ele se encontra no final da história (o casmurro)".

"Toda essa revolta das pessoas que não aceitam que a Capitu traiu o Bentinho é por conta de, hoje, quererem pintá-la como uma heroína proto-feminista a frente de seu tempo. No livro, ela é uma jovem manipuladora e mentirosa que estraga um garoto inocente. Ela não é heroína", completou. A partir daí, Leon passou a ser chamado de misógino sobre seus comentários. 

Ele tentou se defender, argumentando que as pessoas estão tentando defender uma personagem a partir da perspectiva atual, sem considerar o pensamento do século XIX, quando a obra foi escrita.

"A galera tenta ler Dom Casmurro, não da perspectiva do realismo do séc. XIX, mas sob a  visão que temos, hoje, sobre relacionamentos. Já me mandaram um "Capitu era mais madura emocionalmente que Bentinho"... Amigo, estamos falando de um autor do séc XIX... Ele não lia auto-ajuda".


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/video-drone-mostra-como-ficou-pista-de-pouso-apos-queda-de-aviao-em-marau/
Imagens mostram pista com marcas de incêndio e danos na aeronave
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-cai-nos-trilhos-do-metro-em-sao-paulo-veja-video/
Maquinista conseguiu frear a tempo; testemunhas dizem que ele desmaiou
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fab-apura-se-piloto-de-acidente-em-marau-pousou-aviao-antes-da-pista/
Imagem de drone mostra como ficou pista após queda do jatinho
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-audio-vazado-antonia-fontenelle-critica-otaviano-e-flavia-alessandra/
"Que vídeo chato. Que Flávia Alessandra chata, forçada", diz
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ex-affair-de-anitta-mc-rebecca-abre-o-jogo-sobre-briga-da-cantora-com-ludmilla/
'Estamos vivendo um momento em que as mulheres precisam se unir', disse a funkeira
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/obras-hiper-realistas-de-giovani-caramello-sao-expostas-na-caixa-cultural/
Um dos destaques é Nikutai, com impressionantes 2,5 metros de altura
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/aviao-sobrevoa-cidade-catarinense-com-faixa-pedindo-a-prisao-de-lula-assista/
Em Balneário Camboriú, Bolsonaro teve 82% dos votos válidos no 2º turno da eleição
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lula-diz-que-e-um-homem-melhor-do-que-quando-entrou-na-cadeia/
Segundo a organização, 200 mil pessoas compareceram a ato em Recife
Ler Mais