Cardeal Dom Sergio da Rocha é nomeado pelo Papa para Congregação para os Bispos

bahia
04.03.2021, 18:49:00
Atualizado: 04.03.2021, 18:58:27
(Marco Aurelio/Arquivo Correio)

Cardeal Dom Sergio da Rocha é nomeado pelo Papa para Congregação para os Bispos

Congregação é um dos principais órgãos da igreja Católica. Cardeal americano também foi nomeado nesta quinta pelo Papa Francisco

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, foi nomeado, nesta quinta (4), como membro da Congregação para os Bispos. A nomeação foi feita pelo Papa Francisco, líder máximo da Igreja Católica.

Além de Dom Sergio da Rocha, também foi nomeado para a mesma função o Cardeal americano Joseph William Tobin, de Newark. 

“Recebo esta nomeação com humildade e gratidão ao Papa Francisco, esperando contar com a graça de Deus e as orações de todos, para poder cumprir de modo fiel e generoso esse serviço à Igreja”, afirmou o Cardeal Dom Sergio da Rocha.

A Congregação para os Bispos é um dos principais organismos da Cúria Romana, que cuida da criação das dioceses, da nomeação de bispos, das visitas “ad Limina”, que é uma visita dos bispos diocesanos aos túmulos dos Apóstolos, em Roma, e dos encontros de bispos novos. 

“A nomeação representa um gesto de bondade do Papa em relação a mim e, sobretudo, de grande estima e consideração pelo episcopado brasileiro e pela Igreja no Brasil. A nomeação para ser membro da Congregação para os Bispos não é uma honraria, mas sim um serviço muito exigente que sou chamado a prestar à Igreja, a pedido do Papa, continuando minha missão de Arcebispo de Salvador”, disse Dom Sergio.

O atual prefeito da Congregação para os Bispos é o Cardeal canadense Marc Ouellet e o Secretário é o bispo brasileiro Dom Ilson Montanari. Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil entre 1987 e 1998, Dom Lucas Moreira Neves foi prefeito da Congregação para os Bispos.
 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas