Carlos Amadeu como bode expiatório no Vitória

miro palma
20.09.2019, 05:00:00

Carlos Amadeu como bode expiatório no Vitória

Está cada vez mais difícil entender as estratégias escolhidas pelo Vitória para o Campeonato Brasileiro da Série B. E a demissão prematura do técnico Carlos Amadeu, anteontem, tornou tudo ainda mais incompreensível. Se está confuso pra quem está vendo de fora, do lado de dentro a coisa não anda muito melhor. Ainda no dia da última partida do rubro-negro, após a derrota por 2x0 contra o São Bento, começou a circular pela imprensa a notícia de que o clube já havia decidido pela demissão de Amadeu. Contatada, a assessoria do Vitória negou a informação para um veículo de imprensa, garantindo que eram notícias falsas, boatos. Não precisou nem de 24 horas para que o clube pagasse a língua e divulgasse, primeiramente através do Twitter do presidente Paulo Carneiro, o fim do vínculo com o treinador.

Com apenas nove jogos, Amadeu teve o melhor aproveitamento entre os quatro técnicos que se revezaram somente este ano no Vitória. Foram três triunfos, quatro empates e duas derrotas, o que dá um aproveitamento de 48%. Antes dele, Marcelo Chamusca saiu com 38%, Claudio Tencati alcançou apenas 24% e Osmar Loss ficou com 26%. Anunciado ontem, o técnico Geninho assume o cargo em sua quinta passagem pelo clube baiano. Antes, Geninho estava no Avaí. Apesar de ter conquistado com time catarinense o acesso à Série A, no ano passado, e o Campeonato Catarinense, esse ano, Geninho saiu de lá em junho após uma campanha ruim no Brasileirão. Em nove jogos, foram cinco derrotas, quatro empates e a lanterninha da competição.

Se ele vai ter tranquilidade e respaldo para fazer alguma mudança considerável no Vitória, só o tempo vai dizer. E se tratando da gestão atual, esse tempo anda cada vez mais curto. Menos de uma dezena de partidas não é o suficiente para avaliar o trabalho de quem quer que seja. Ainda assim, fazendo um esforço para analisar o período meteórico de Amadeu no clube, podemos dizer que o time teve uma nítida evolução. E foi na defesa que esse fato ficou mais claro. As duas vitórias nas duas primeiras partidas mostraram isso aos torcedores. Os quatro empates seguidos e as duas derrotas sequentes colocaram em cheque o rodízio que o comandante promoveu na escalação das últimas partidas. Ainda assim, não dá pra colocar a culpa dos resultados somente nas costas do treinador.

Essa é uma saída muito comum no futebol brasileiro, especialmente quando a coisa não anda bem em outros setores do clube. A demissão do técnico, nesses casos, não passa de uma cortina de fumaça para ludibriar o torcedor. No caso do Vitória, a demissão de quatro profissionais em nove meses só comprova essa afirmação. O time acumula gestões catastróficas que são as principais responsáveis pela crise que se abateu em seu futebol. E nas arquibancadas, os torcedores já não aguentam mais tantas decepções. 

Ivã de Almeida renunciou, Ricardo David também. Com Paulo Carneiro, a dúvida não é somente se ele vai resistir ao final de seu mandato, mas se o time também irá resistir à ele. Apesar de muito crítico aos seus antecessores, o atual presidente, apesar de pegar o bonde andando, está seguindo o mesmo caminho com uma gestão que deixa e muito a desejar. Só que, diferente dos outros dois, ele encara um cenário muito pior: a proximidade da Série C.

Miro Palma é subeditor de Esporte e escreve às sextas-feiras


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/el-camino-filme-de-breaking-bad-ja-esta-disponivel-na-netflix/
Produção acompanha o que aconteceu com Jesse Pinkman após o fim da série
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/roger-machado-e-contundente-sobre-racismo-precisamos-sair-da-fase-da-negacao/
Técnico do Bahia fala com firmeza de um problema pouco abordado no futebol brasileiro; assista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/irma-dulce-nao-e-idolo-e-um-ideal-diz-padre-antonio-maria/
No Vaticano, ele cantou música que fez em homenagem à Santa Dulce dos Pobres
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/maior-dia-da-minha-vida-diz-musico-que-voltou-a-ver-apos-rezar-para-irma-dulce/
Ele participou de cerimônia da canonização e interagiu com o Papa Francisco
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-10-horas-de-vigilia-fieis-comemoram-canonizacao-de-dulce-no-largo-de-roma/
Primeira miraculada, Cláudia Araújo chegou ao Santuário na noite deste sábado (12)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/de-salvador-1a-miraculada-de-dulce-acompanha-canonizacao/
Cláudia Araújo está desde ontem às 18h em vigília no Santuário de Irmã Dulce
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-tudo-o-que-aconteceu-na-canonizacao-de-irma-dulce/
CORREIO acompanhou do Vaticano e mostra bastidores da canonização na Itália e em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/artistas-ensaiam-apresentacoes-para-canonizacao-de-irma-dulce-veja-video/
Margareth Menezes, Waldonys e José Maurício receberam as últimas orientações
Ler Mais