Carnaval: trios elétricos terão estrutura para pesagem móvel

salvador
28.01.2020, 22:07:00
Atualizado: 28.01.2020, 22:19:19

Carnaval: trios elétricos terão estrutura para pesagem móvel

Novidade segue recomendação do Ministério Público

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Os trios elétricos e carros de apoio do Carnaval serão pesados em uma estrutura de pesagem móvel e balança dinâmica da Empresa de Turismo de Salvador (Saltur), por recomendação do Ministério Público estadual. 

Segundo o promotor de Justiça Olímpio Campinho, a pesagem contribui para a segurança dos foliões. “O Carnaval existe há mais de 50 anos e a Central de Vistoria há mais de 20. Quando a pesagem dos veículos passa a contar com o auxílio de balanças apropriadas e aferidas, temos uma segurança a mais para o trabalho executado pelo engenheiro, responsável técnico e, sobretudo, para os foliões”, diz Olímpio Campinho.

A pesagem dos trios é resultado de conversas realizadas pelo Ministério Público estadual com os empresários e os órgãos de fiscalização de trios elétricos falando da necessidade de apresentação de laudo que atestasse a segurança dos trios em relação ao seu peso e à sua capacidade de ocupação na avenida.

Com esse objetivo, o MP realizou reuniões com órgãos como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e expediu recomendações para que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo fiscalizasse os trios e carros de apoio, e para que a Central de Vistorias e o Crea não admitissem no Carnaval veículos não inspecionados. A empresa contratada para a prestação do serviço foi selecionada por meio de licitação.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas