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Da Redação
Publicado em 14 de novembro de 2022 às 14:00
- Atualizado há 2 anos
Na Europa, a eletrificação está em forte ascensão e a expectativa é que não sejam mais vendidos carros a combustão a partir de 2035. O movimento para essa mudança começou há alguns anos com o desafio da descarbonização e os fabricantes não param de apresentar novas soluções.>
Estive na Alemanha para conhecer o que a Audi tem feito para tornar mais prática a vida de usuários de veículos elétricos. Para vivenciar a rotina europeia de um motorista local, saí de Ingolstadt, cidade sede da empresa, em direção a Nuremberg, onde o fabricante implantou seu primeiro Charging Hub.>
O local funciona como um posto para elétricos 24 horas por dia. Por meio de um aplicativo, o cliente pode reservar uma vaga e receber um código para abrir o lounge, onde irá esperar enquanto seu veículo é recarregado em máquinas de alta potência.>
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O veículo é recarregado no térreo e no piso superior estão os banheiros, espaço para reuniões e wifi. O cliente pode monitorar como está o carregamento por painéis, que também pode ser feito pelo aplicativo para smartphone. Há ainda a possibilidade de fazer um test drive em veículos da marca.>
Essa foi a primeira estação nesse formato instalada pela Audi no mundo, e começou a operar na véspera do Natal de 2021. Neste ano, a companhia já implementou uma em Zurique, na Suíça, e está começando, neste final de ano, a operar outras duas: em Salzburgo, na Áustria, e em Berlim, na Alemanha.>
Conceito sustentável A energia utilizada para carregar os carros é armazenada em baterias de íons de lítio recicladas, conhecidas como baterias de segunda vida e retiradas de veículos de teste desmontados. Ou seja, a solução de armazenamento de bateria do prédio traz infraestrutura sustentável de carregamento rápido onde a rede elétrica não é suficiente, operando seis pontos de carregamento com até 320 kW.>
Graças aos cerca de 2,45 MWh de armazenamento provisório, todo o prédio em Nuremberg precisa apenas de uma conexão de 200 kW à rede de baixa tensão para preencher continuamente os módulos de armazenamento. Até seis automóveis elétricos podem carregar ao mesmo tempo com aproximadamente um megawatt de potência.>
Com um contrato de energia verde em vigor, o hub de carregamento usa apenas energia de recursos sustentáveis - proveniente de fontes como água e ar. Já os painéis solares no teto fornecem até 30 kW de energia verde adicional.>
Quanto custa? Atualmente, qualquer pessoa que opte por usar as estações de carregamento de alta potência no hub de carregamento da Audi, em Nuremberg, e tenha um contrato de serviço de carregamento e-tron irá gastar 31 centavos de euro por quilowatt-hora.>
Ou seja, se fosse carregar completamente a bateria do Audi Q4 que estava utilizando gastaria 25,42 euros, o equivalente a R$ 128,50. >
Neste Charging Hub, os clientes podem gastar de 20 a 30 minutos para carregar até 80% do volume de carregamento do Q4, que tem autonomia para rodar mais de 500 quilômetros.>
Preservando a herança A base da Audi é a fusão dos fabricantes que faziam parte da Auto Union, por isso os quatro anéis entrelaçados em seu símbolo. Além da Audi, a Auto Union era formada pela DKW, Horch e Wanderer. Em Ingolstadt, Alemanha, a Audi abriga um museu que conta a sua história (Foto: Antônio Meira Jr./ CORREIO) A história delas, e também na NSU, que mais tarde se juntou ao grupo, pode ser conhecida no Audi Tradition, museu que fica na sede da em empresa em Ingolstadt, na Baviera.>
Em casa, você pode conhecer toda essa história por meio de um aplicativo para smartphone com o nome do museu. É um rico material com fotos, vídeos e áudios.>
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