Casa do arquiteto italiano Gaetano Pesce em Itacimirim será tombada e restaurada

ronaldo jacobina
17.04.2019, 05:00:00

Casa do arquiteto italiano Gaetano Pesce em Itacimirim será tombada e restaurada

(Divulgação)
No seu auge, a casa de Gaetano Pesce era um atrativo na Praia de Itacimirim

Abandonada há mais de uma década, e em acelerado processo de deterioração, a casa do arquiteto e designer italiano Gaetano Pesce, na Praia de Itacimirim, no litoral norte, será tombada pela Prefeitura de Camaçari e, posteriormente, restaurada para garantir sua preservação. O imóvel, considerado por especialistas como um importante conjunto escultórico, foi construído pelo premiado artista a partir de experiências com materiais inusitados como borracha, resina e espuma.  De acordo com o arquiteto Marcio Targa, que está à frente do projeto, a proposta da Secretaria de Cultura de Camaçari é, após o tombamento, fazer a restauração e transformar a casa num atrativo turístico.  
 

(Divulgação)
Gaetano Pesce é um dos designers italianos mais premiados do mundo

Design arrojado
A casa de Gaetano Pesce, que fica na beira do mar, tem sido objeto de cobiça do mercado imobiliário, daí o interesse da prefeitura no tombamento para transformá-la em patrimônio artístico e cultural. Pesce, que durante muitos anos, veraneou no imóvel, é um dos profissionais mais requisitados do mundo, com projetos em países da Europa, Américas e Ásia. Suas obras integram coleções permanentes de importantes museus do mundo como o Metropolitan e MoMa, de Nova York; o Vitra Museum, na Alemanha; o Victoria and Albert Museum, em Londres; o Centre Georges Pompidou e o Musee Des Arts Décoratifs do Louvre, em Paris; dentre outros. 

(Divulgação)
A Cadeira Donna (1969) é uma das peças mais premiadas de Gaetano Pesce

Trio empreendedor 
A amizade conquistada nas baladas rendeu o primeiro empreendimento de Pedro Henrique Oliveira, Marcus Vinicius Santos e Felipe Portela. O trio, que está na faixa dos 20 anos, esta à frente da primeira franquia no Nordeste da marca Espetto Carioca, que abre uma unidade na Rua Fonte do Boi, no Rio Vermelho, no final de maio. Especializada em refeições rápidas, a casa, que tem lojas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, chega com um cardápio de 50 sabores de petiscos no espeto. A proposta, segundo eles, é equipar o espaço com telões e palco para apresentações de música ao vivo, e torná-lo um point no agitado bairro boêmio.

(Perspectiva/Divulgação)
A franquia da Espeto Carioca no Rio Vermelho será a primeira do Nordeste

Tour virtual
A Santa Casa da Bahia vai abrir hoje, às 19h, no Salvador Shopping loja comemorativa aos seus 470 anos com uma sessão de autógrafos do publicitário Nelson Cadena para o seu recém-lançado livro Uma história da Santa Casa de Misericórdia da Bahia -  1549-2019. A loja oferece experiências interativas aos visitantes que podem conhecer virtualmente todas as unidades de negócio da entidade, como o Hospital Santa Izabel, o Museu da Misericórdia, Cerimonial Rainha Leonor, Cemitério Campo Santo e os projetos de assistência social, como o Programa Avançar e os Centros de Educação Infantil.

Santo de casa
Vivendo em Portugal desde o ano passado, a cantora e  gestora ambiental Carla Visi retorna a Salvador para fazer duas palestras musicais  em comemoração ao Dia Mundial da Terra (22/4). Nas apresentações, que acontecem no dia 21 de abril, às 15h, no Espaço Eleve, na Praia do Flamengo; e no dia 22, às 19h, na Faculdade de Gestão e Negócios (FGN), em Patamares, a artista será acompanhada do violonista Rudnei Monteiro. 
 

(Divulgação)
Carla Visi faz curso de mestrado em Lisboa 

Sonho americano
Prestes a ver sua história contada na série Irmãos Freitas, dirigida pelo cineasta baiano Sérgio Machado, o ex-pugilista baiano Popó (Acelino de Freitas) deu entrada no pedido de visto de permanência americano. O ex-lutador quer receber o desejado Green card para viver nos Estados Unidos. 

New face
Mais uma beldade baiana está prestes a ganhar fama e dinheiro. A ex-manicure Melissa Moreno é a nova aposta da agência de modelos paulista Way Model que tem no seu cast tops models como Carol Trenteni e Alessandra Ambrósio. A soteropolitana de 1,80m e apenas 20 anos, vai fazer sua estreia no maior evento de moda do país, o São Paulo Fashion Week, que acontece entre os dias 22 e 27 próximos, na capital paulista. 

(Divulgação)
Melissa Moreno trabalhava com estética quando foi descoberta 

3 X 4 GENTE BOA

(Divulgação)
Chef Davi Bastos começou a cozinhar aos 14 anos com a mãe

O restaurante Al Mare está com um novo chef. Trata-se de Davi Bastos, um baiano boa praça que, embora ainda não tenha chamado a atenção dos holofotes, certamente os atrairá. Defensor da culinária regional, ele é fã confesso dos ingredientes locais e sabe utilizá-los com maestria. O chef, que começou a cozinhar com a mãe aos 14 anos, não precisou rodar o mundo para montar seu primeiro cardápio para a casa inspirado na cozinha grega. Filho de uma cozinheira de mão cheia, Davi colocou em prática a sua memória afetiva a partir de 2004, quando se formou no curso do Senac e ganhou a sua primeira oportunidade no restaurante Paraíso Tropical, do chef Beto Pimentel. Daí, começou a dar consultorias em hotéis e pizzarias até ser convidado pela mesma escola onde formou, para dar aulas no curso de gastronomia. Entre uma aula e outra, lá estava ele criando pratos nas cozinhas de restaurantes como o Canaã Steak House. Sempre em busca de mais conhecimento foi estudar na faculdade de gastronomia da Unifacs, onde ganhou o título de nível superior. O resultado dessa paixão pode ser conferido nos pratos que tem apresentado no Al Mare. Vez por outra, passeia pelo salão distribuindo seu sorriso largo e, claro, colhendo elogios da clientela. 

Mais +
Enquanto as companhias aéreas nacionais torcem o nariz para seu público interno, cobrando passagens altíssimas, empresas de aviação estrangeiras estão mirando o Brasil. Depois da norueguesa Norwegian Air, que estreou nos céus brasileiros oferecendo bilhetes para Europa ao custo de U$ 300, agora é a britânica Virgin Atlantic Airways Limited que consegue autorização da Anac para voar para o Brasil. Isso, claro, é muito bom para o consumidor, mas ruim para o turismo interno. 

Menos – 
Não para de crescer o número de empresas prestadoras de serviços que adotam o sistema de atendimento eletrônico. Na maioria delas, incluindo as de seguro saúde, o cidadão que paga, caro, pelos serviços, não consegue se comunicar com nenhum humano do outro lado da linha. É simplesmente desesperador você querer falar e não ter um interlocutor real. E o pior, não temos a quem reclamar. 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jason-momoa-faz-a-barba-pela-primeira-vez-em-sete-anos/
A campanha tem o objetivo de difundir o uso de alumínios recicláveis
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/imagens-mostram-jogador-daniel-sendo-empurrado-ao-sair-de-boate/
Segurança contou que ele tentou "importunar menina"; cena é de horas antes de crime
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sorriso-largo-familia-e-amigos-se-despedem-de-instrutor-da-fitdance-morto-com-leptospirose/
Instrutor e coreógrafo do FitDance morreu nesta quarta, vítima de leptospirose e insuficiência renal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/iza-lanca-o-reggae-brisa-sua-nova-musica-de-trabalho-ouca/
Cantora deve assumir também uma das cadeiras do The Voice ainda este ano
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/filme-de-keanu-reeves-aborda-clonagem-e-poder-de-ressuscitacao/
Cópias - De Volta à Vida fracassou e fez apenas quatro milhões de dólares nos EUA
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-invade-casa-e-faz-mulher-refem-em-lauro-de-freitas/
Ele foi cercado e entrou na casa para tentar se esconder, mas os militares perceberam
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tenha-medo-a-chorona-quer-levar-as-suas-criancas-para-ela/
Mais um derivado da franquia Invocação do Mal, A Maldição da Chorona é baseado numa lenda mexicana
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/divulgado-trailer-final-de-x-men-fenix-negra-que-estreia-em-junho/
No elenco, Sophie Turner, James McAvoy, Michael Fassbender, Jennifer Lawrence, Jessica Chastain
Ler Mais