Casa do Oitão no Santo Antônio Além do Carmo será sede do Museu Aleixo Belov

ronaldo jacobina
24.04.2019, 05:00:00

Casa do Oitão no Santo Antônio Além do Carmo será sede do Museu Aleixo Belov

(Divulgação)
Casarão foi construído na segunda metade do século 19 

O suntuoso casarão amarelo que faz esquina entre a Rua Direita de Santo Antônio e o Largo do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico, foi adquirido pelo navegador baiano Aleixo Belov para ser a sede do museu que levará seu nome e abrigará o seu acervo. O imóvel, que pertencia a LGR Além do Carmo Empreendimentos LTDA, de Luciana Rique, foi comprado por R$ 1,8 milhão e será adaptado para receber peças e objetos, além do barco Três Marias, com o qual ele deu a volta ao mundo por três vezes. A criação do museu de Belov foi anunciada com exclusividade pela coluna no ano passado. 

Primeira mão
Na época do anúncio da implantação do museu, os arquitetos e idealizadores do projeto Lourenço Muller, Maurício Almeida e Wolfgang Reiber, integrantes da entidade Cavaleiros da Ordem de Kirirmurê, buscavam, em vão, junto ao governo estadual, um imóvel que pudesse reunir o acervo do navegador solitário e torná-lo acessível ao público. Como as promessas não foram cumpridas, Belov, já entusiasmado com a ideia, decidiu fazer o investimento do próprio bolso e assim preservar sua história para a posteridade. 

Interação
Os arquitetos responsáveis pelo projeto museológico fazem segredo sobre como será o espaço, mas garantem que a ideia é fazer um museu moderno e com muitos recursos tecnológicos que permitirão uma interação com o visitante. A gestão do espaço ficará a cargo da recém criada Fundação Aleixo Belov, entidade sem fins lucrativos, voltada para promover a cultura náutica e pesquisas para o desenvolvimento da Baía de Todos os Santos. 

3 x 4 GENTE BOA 

(Divulgação)
A baiana Leticia Sarmento é designer e exportadora de cacau 

Formada em Design Gráfico e Artes Visuais pelo California College of the Arts, em São Francisco, e atualmente morando em Nova York, onde trabalha como designer no departamento de artes do New York Times, a baiana Leticia Sarmento continua conectada à sua terra natal. Mas é de lá, que ela investe aqui no seu lado empreendedor, numa área bem distante da sua formação acadêmica: a produção de cacau.  Junto com o pai, ela comanda o projeto Fazenda Varre-Vento: Flavors of The Forest (Sabores da Floresta) que uniu sua paixão pelo campo com a vontade de ajudar a família a enfrentar a crise cacaueira. Pela facilidade de morar nos Estados Unidos, Leticia e o pai traçaram um plano para exportar toda a produção do fruto e distribuir diretamente para as empresas bean to bar que buscam amêndoas orgânicas de qualidade, priorizando o meio ambiente, ao mesmo tempo em que ambos aprenderam a arte de fazer chocolate. Atualmente a empresa de cacau orgânico mantém suas raízes no Brasil, mas já é reconhecida internacionalmente e tem como objetivo ser uma das primeiras e única tree to bars (da árvore ao chocolate) nos States.

Novos tempos
Influenciadores digitais e blogueiros terão, pela primeira vez, uma categoria na edição deste ano do Prêmio Sim à Igualdade Racial, que acontece no dia 14 de maio, no Hotel Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. A premiação, que já contemplou artistas baianos como Érico Brás e Lázaro Ramos, terá como concorrente nesta categoria a jornalista, comediante e fenômeno das redes sociais, Maíra Azevedo, mais conhecida como Tia Má. 

Alta temporada
Enquanto os hoteleiros reclamam da baixa ocupação, o Porto Seguro Praia Resort, na Costa do Descobrimento, comemora um crescimento de 20% no faturamento no primeiro trimestre deste ano. Quem garante é o diretor executivo do empreendimento, Richard Alves. 

Branquinha
O sommelier de cachaça Leandro Batista, que durante nove anos trabalhou no badalado restaurante Mocotó, em São Paulo,  vai fazer um workshop de drinques a base da branquinha no próximo dia 5 de maio, às 11h, no restaurante Casa de Tereza. O evento tem vagas limitadas e as reservas devem ser feitas pelo telefone (71) 99245-0245.

(Divulgação)
Sommelier Leandro Batista é dono da loja Umas e outras em São Paulo

Mais +
Cerca de 56,7 mil indígenas estão matriculados no ensino superior no país. Parece muito, mas isso representa apenas 0,68% do total de 8,3 milhões de estudantes nessa etapa. Apesar da diferença ainda ser grande, o último Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revela que de 2010 para cá, houve um crescimento de quase 10%. Em 2010 eram 2.723 alunos que se declararam indígenas, agora são 25.670. 

Menos -
Qual foi a categoria que teve aumento de salário de mais de 6% este ano? Pelo que se sabe nenhuma, mas a Aneel autorizou aumento de mais de seis por cento (6,22%) nas contas de energia elétrica a partir da próxima segunda-feira. E mais uma vez o consumidor vai arcar com um acréscimo maior do que a indústria que foi taxada em 5,09%. 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ouca-festival-do-olodum-consagra-musica-de-sandoval-melodia-para-o-carnaval-2020/
Canção intitulada Lendárias do Tempo reverencia figuras femininas que marcaram a história
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/de-arrepiar-jovens-percursionistas-fazem-apresentacao-no-centro-historico/
Dança, moda e artes plásticas também fazem parte do Coisas do Sim, do Projeto Axé
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/paraguai-extradita-brasileiro-acusado-de-liderar-contrabando-de-cigarro/
Preso desde março de 2019, Luiz Henrique Boscatto foi entregue à PF na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/papa-manda-mensagem-as-familias-das-vitimas-de-brumadinho/
Pontífice lembrou 1 ano da tragédia, completado neste sábado (25)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-que-e-entenda-o-brexit-o-divorcio-do-reino-unido-da-uniao-europeia/
Prazo final para saída dos britânicos do bloco é dia 31 de janeiro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cena-de-terror-diz-jovem-que-salvou-irma-de-ser-atingida-por-predio-em-narandiba/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lore-improta-e-taby-lancam-nova-musica-pipoca-veja-clipe/
O balé da produção é composto por crianças da periferia de Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vanessa-da-mata-faz-show-de-novo-disco-na-concha-acustica/
Apresentação acontece neste domingo (26), às 19h, e também relembra sucessos
Ler Mais