Casa do Oitão no Santo Antônio Além do Carmo será sede do Museu Aleixo Belov

ronaldo jacobina
24.04.2019, 05:00:00

Casa do Oitão no Santo Antônio Além do Carmo será sede do Museu Aleixo Belov


O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


(Divulgação)
Casarão foi construído na segunda metade do século 19 

O suntuoso casarão amarelo que faz esquina entre a Rua Direita de Santo Antônio e o Largo do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico, foi adquirido pelo navegador baiano Aleixo Belov para ser a sede do museu que levará seu nome e abrigará o seu acervo. O imóvel, que pertencia a LGR Além do Carmo Empreendimentos LTDA, de Luciana Rique, foi comprado por R$ 1,8 milhão e será adaptado para receber peças e objetos, além do barco Três Marias, com o qual ele deu a volta ao mundo por três vezes. A criação do museu de Belov foi anunciada com exclusividade pela coluna no ano passado. 

Primeira mão
Na época do anúncio da implantação do museu, os arquitetos e idealizadores do projeto Lourenço Muller, Maurício Almeida e Wolfgang Reiber, integrantes da entidade Cavaleiros da Ordem de Kirirmurê, buscavam, em vão, junto ao governo estadual, um imóvel que pudesse reunir o acervo do navegador solitário e torná-lo acessível ao público. Como as promessas não foram cumpridas, Belov, já entusiasmado com a ideia, decidiu fazer o investimento do próprio bolso e assim preservar sua história para a posteridade. 

Interação
Os arquitetos responsáveis pelo projeto museológico fazem segredo sobre como será o espaço, mas garantem que a ideia é fazer um museu moderno e com muitos recursos tecnológicos que permitirão uma interação com o visitante. A gestão do espaço ficará a cargo da recém criada Fundação Aleixo Belov, entidade sem fins lucrativos, voltada para promover a cultura náutica e pesquisas para o desenvolvimento da Baía de Todos os Santos. 

3 x 4 GENTE BOA 

(Divulgação)
A baiana Leticia Sarmento é designer e exportadora de cacau 

Formada em Design Gráfico e Artes Visuais pelo California College of the Arts, em São Francisco, e atualmente morando em Nova York, onde trabalha como designer no departamento de artes do New York Times, a baiana Leticia Sarmento continua conectada à sua terra natal. Mas é de lá, que ela investe aqui no seu lado empreendedor, numa área bem distante da sua formação acadêmica: a produção de cacau.  Junto com o pai, ela comanda o projeto Fazenda Varre-Vento: Flavors of The Forest (Sabores da Floresta) que uniu sua paixão pelo campo com a vontade de ajudar a família a enfrentar a crise cacaueira. Pela facilidade de morar nos Estados Unidos, Leticia e o pai traçaram um plano para exportar toda a produção do fruto e distribuir diretamente para as empresas bean to bar que buscam amêndoas orgânicas de qualidade, priorizando o meio ambiente, ao mesmo tempo em que ambos aprenderam a arte de fazer chocolate. Atualmente a empresa de cacau orgânico mantém suas raízes no Brasil, mas já é reconhecida internacionalmente e tem como objetivo ser uma das primeiras e única tree to bars (da árvore ao chocolate) nos States.

Novos tempos
Influenciadores digitais e blogueiros terão, pela primeira vez, uma categoria na edição deste ano do Prêmio Sim à Igualdade Racial, que acontece no dia 14 de maio, no Hotel Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. A premiação, que já contemplou artistas baianos como Érico Brás e Lázaro Ramos, terá como concorrente nesta categoria a jornalista, comediante e fenômeno das redes sociais, Maíra Azevedo, mais conhecida como Tia Má. 

Alta temporada
Enquanto os hoteleiros reclamam da baixa ocupação, o Porto Seguro Praia Resort, na Costa do Descobrimento, comemora um crescimento de 20% no faturamento no primeiro trimestre deste ano. Quem garante é o diretor executivo do empreendimento, Richard Alves. 

Branquinha
O sommelier de cachaça Leandro Batista, que durante nove anos trabalhou no badalado restaurante Mocotó, em São Paulo,  vai fazer um workshop de drinques a base da branquinha no próximo dia 5 de maio, às 11h, no restaurante Casa de Tereza. O evento tem vagas limitadas e as reservas devem ser feitas pelo telefone (71) 99245-0245.

(Divulgação)
Sommelier Leandro Batista é dono da loja Umas e outras em São Paulo

Mais +
Cerca de 56,7 mil indígenas estão matriculados no ensino superior no país. Parece muito, mas isso representa apenas 0,68% do total de 8,3 milhões de estudantes nessa etapa. Apesar da diferença ainda ser grande, o último Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revela que de 2010 para cá, houve um crescimento de quase 10%. Em 2010 eram 2.723 alunos que se declararam indígenas, agora são 25.670. 

Menos -
Qual foi a categoria que teve aumento de salário de mais de 6% este ano? Pelo que se sabe nenhuma, mas a Aneel autorizou aumento de mais de seis por cento (6,22%) nas contas de energia elétrica a partir da próxima segunda-feira. E mais uma vez o consumidor vai arcar com um acréscimo maior do que a indústria que foi taxada em 5,09%. 

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/abner-pinheiro-publica-foto-com-bebe-nunca-vou-desistir-de-voce/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-polemica-com-teste-de-dna-e-traicoes-sthe-vai-processar-abner/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-teste-de-dna-e-traicoes-abner-e-sthe-ganham-mais-de-16-mi-de-seguidores/
Treta após baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado do mundo nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/baco-exu-do-blues-lanca-ep-contra-o-tedio-da-quarentena/
Preso em casa, artista produziu nove faixas em três dias
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bolsonaro-muda-o-tom-e-diz-que-coronavirus-e-maior-desafio-da-nossa-geracao/
Presidente criticou isolamento mais rígico e voltou a ser alvo de panelaços; veja vídeos em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/leo-picon-admite-ser-o-ex-em-comum-de-manu-gavassi-e-rafa-kalimann/
Participantes do BBB falaram, no programa, que já se relacionaram com a mesma pessoa
Ler Mais