Assine

Casos de sarampo confirmados na Bahia chegam a 22


 

Vacinação continua; Dia D será no sábado (19)

  • Da Redação

Publicado em 17/10/2019 às 14:40:00
Atualizado em 20/04/2023 às 09:47:07
. Crédito: Reprodução

O número de casos de sarampo confirmados na Bahia já chega a 22, segundo boletim divulgado nesta quinta-feira (17) pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A maior parte dos casos foi registrada em Santo Amaro. Além disso, há cinco casos importados - ou seja, cuja contaminação ocorreu fora do estado, mas a notificação aconteceu aqui.

Foram confirmados até agora 12 casos em Santo Amaro, 5 em Gandu, 1 em Ituberá, 1 em Jacobina, 1 em Palmeiras, 1 em Salvador e 1 em Andorinhas. Os casos importados foram notificados em Porto Seguro (1), Salvador (1), Souto Soares (1) e Caetité (1).

Na Bahia, até a semana epidemiológica 41, foram notificados 536 casos suspeitos de sarampo, sendo 282 descartados, 22 confirmados e 232 permanecem em investigação.

Dia D Em Salvador, a prefeitura promove nesse sábado (19) o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. No total, 93 pontos de imunização, que vão funcionar das 8h às 17h, serão disponibilizados para a população. É importante apresentar documento de identificação pessoal e cartão de vacinação.

O grupo prioritário é formado pelas crianças que ainda não foram vacinadas ou estão com o esquema incompleto, dentro da faixa etária entre seis meses e menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias), seguindo determinação do Ministério da Saúde. Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis deverão procurar uma unidade de saúde para esclarecimentos a respeito da necessidade da vacinação.

A campanha começou na segunda-feira (7). Até a semana passada, um terço da população baiana com menos de 50 anos ainda não estava imunizado contra a doença. De acordo com informações da Coordenação de Imunização da Sesab, até setembro, a cobertura vacinal na Bahia contra o sarampo nessa faixa etária era de 66%. Ou seja, 34% do público que tem direito a se vacinar na rede pública não estava imunizado.

Na capital, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 258.947 pessoas compareceram aos postos para se vacinarem. Dessas, 148.049 precisaram apenas atualizar a situação vacinal e os demais já estavam imunizados contra a doença.

A Bahia recebeu 286 mil doses da vacina tríplice viral, que protege contra caxumba, rubéola e sarampo. A campanha de vacinação acontecerá em duas etapas: a primeira tem como alvo crianças não vacinadas de seis meses até 5 anos. Depois será a vez de vacinar a população de 20 a 29 anos, entre os dias 18 e 30 de novembro, com Dia D em 29 de novembro.

De acordo com dados de 2015 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE), a Bahia tem 1,2 milhão de crianças de zero e cinco anos. Já os jovens entre 20 e 29 anos somam 2,1 milhões pessoas no estado, segundo a Pnad Contínua, de 2018. Os baianos nos grupos de risco passam dos 3,3 milhões.

A doença O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, grave, que pode acometer pessoas não vacinadas em qualquer idade. A transmissão acontece através de secreções nasais ao tossir, expirar ou falar.

Os sintomas da doença aparecem apenas de 10 a 14 dias após a exposição ao vírus. Incluem tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas. Além disso, em casos mais graves, pode causar também infecção nos ouvidos, pneumonia, diarreia, convulsões e lesões no sistema nervoso.