CCZ faz operação especial de combate ao Aedes aegypti nas estações de transbordo

Ideia é evitar proliferação de doenças durante o período de festas juninas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2022 às 12:34

- Atualizado há um ano

. Crédito: Bruno Concha/Secom

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou nesta segunda (20) a Operação São João, que segue até a quinta-feira (23), nas principais estações de transbordo de Salvador, locais de grande circulação de passageiros. Os agentes de endemias vão aplicar inseticida contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikugunya.  

O cronograma da mobilização especial já incluiu pontos turísticos e espaços de festas como Pelourinho e Parque de Exposições, locais que vão receber eventos de grande porte nesse São João. As ações de intensificação seguem até o dia 8 de julho, passando pela festa de São Pedro (29 de junho) e o feriado de Independência da Bahia (2 de Julho).  

“Nos preocupamos em preparar uma logística para evitar a proliferação do Aedes na cidade nesse período de fluxo alto de turistas que curtem as festas juninas. Esse trabalho preventivo do órgão se torna mais eficaz se a população também colaborar em não acumular materiais inservíveis e água em vasos. Tudo isso, com certeza, evita o crescimento de atendimentos de dengue, zika e chikugunya nas unidades de saúde”, explica a subgerente de arboviroses do CCZ, Cristina Guimarães. 

As atividades diárias seguem o cronograma normal de segunda a sexta-feira, no turno matutino. Em caso de denúncias de focos ou acumulados, o cidadão pode entrar em contato pelo Fala Salvador pelo número de 156 ou pelo site para acionar uma equipe do CCZ.