Cenas de Carnaval: Baby do Brasil

salvador
28.02.2019, 05:00:00
(Sora Maia/24.02.1998/Arquivo CORREIO)

Cenas de Carnaval: Baby do Brasil

Uma voz marcante na história da folia

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


Baby do Brasil é carioca e, se não fosse o sotaque, a maioria das pessoas iria pensar que ela é baiana, afinal, foram muitos anos em Salvador - chegou por aqui em meados da década de 60 - e outros tantos como uma das vozes dos Novos Baianos. 

A banda, mesmo depois da saída de Moraes Moreira, em 1975, seguiu como uma das mais celebradas e importantes no encontro de trios da Praça Castro Alves. A ideia de criar um trio da banda surgiu de uma admiração à invenção de Dodô & Osmar.

“Tínhamos um trio que nasceu por causa de Dodô e Osmar. Nós olhamos de baixo e não aguentamos. Primeiro fizemos um bloco com as panelas. Depois conseguimos eu e Paulinho um trio, outro conseguiu a liberação e colocamos o trio na rua”, explicou Baby em entrevista ao Bahia Meio-Dia, em fevereiro.
Esse primeiro trio, inclusive, é reivindicado por Paulinho Boca de Cantor, outro ‘novo baiano’, como o primeiro a usar caixas laterais transistorizadas e não o do Traz os Montes, em 1981. 

Outro pioneirismo reivindicado, desta vez por Baby, é de ser a primeira pessoa a cantar num trio elétrico. A história conta que foi Moraes Moreira, em 1976, com o trio elétrico Dodo & Osmar. A cantora contou sua versão.

“Com dois, três anos que a gente tava (no Carnaval), eu tocava surdo, nós chegamos na Praça Castro Alves e o Pepeu puxava na guitarra baiana (imita os acordes de Campeão dos Campeões) e o povo respondia ‘É o Bahia’. Até que chegou um ano que ele não puxava, não puxava, eu peguei o microfone do bumbo e gritei ‘Quem é o campeão dos campeões?’ e todo mundo gritou ‘É o Bahia’ e aí começou o microfone a ser usado. Seu Osmar estava na hora, nós ficamos preocupados porque ele é o paizão do trio e, no ano seguinte, ele assumiu a voz e chamou Moraes para cantar”, explicou. Mais um fato para fortalecer a importância de Baby para o Carnaval.

*Cenas de Carnaval é um oferecimento do Bradesco, com patrocínio do Hapvida e apoio da Vinci Airports, Fieb, Salvador Shopping, Unijorge, Claro, Itaipava Arena Fonte Nova e Sebrae

(Arquivo CORREIO)
Carnaval 2010
Carnaval 2010 (Antonio Saturnino/Arquivo CORREIO)
Com Pepeu Gomes
Com Pepeu Gomes (Arquivo CORREIO)
Carnaval 1996
Carnaval 1996 (Edson Ruiz/Arquivo CORREIO)
Carnaval 1986
Carnaval 1986 (Arquivo CORREIO)

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/abner-pinheiro-publica-foto-com-bebe-nunca-vou-desistir-de-voce/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-polemica-com-teste-de-dna-e-traicoes-sthe-vai-processar-abner/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-teste-de-dna-e-traicoes-abner-e-sthe-ganham-mais-de-16-mi-de-seguidores/
Treta após baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado do mundo nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/baco-exu-do-blues-lanca-ep-contra-o-tedio-da-quarentena/
Preso em casa, artista produziu nove faixas em três dias
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bolsonaro-muda-o-tom-e-diz-que-coronavirus-e-maior-desafio-da-nossa-geracao/
Presidente criticou isolamento mais rígico e voltou a ser alvo de panelaços; veja vídeos em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/leo-picon-admite-ser-o-ex-em-comum-de-manu-gavassi-e-rafa-kalimann/
Participantes do BBB falaram, no programa, que já se relacionaram com a mesma pessoa
Ler Mais