Cenas de Carnaval: Badauê

salvador
09.02.2019, 05:00:00
(Jorge de Jesus/ Carnaval 85/Arquivo CORREIO)

Cenas de Carnaval: Badauê

O cometa que passou pelo Carnaval entre 1979 e 1992

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Ainda que siga vivo, o Badauê foi um cometa que passou no Carnaval de Salvador entre 1979 e 1992, quando fez seu último desfile na Avenida. 

Fundado em maio de 1978 por um grupo de jovens do Engenho Velho de Brotas, surgiu como um afoxé de pegada mais pop, solto. Entre seus criadores e de enorme contribuição estava Moa do Katendê, assassinado no ano passado por motivações políticas.

Algo que diferia o Badauê e outros blocos afro era sua origem: um pé na ancestralidade africana, nas entidades tradicionais da Bahia, como Ilê Aiyê e Filhos de Gandhy e outra na revolução negra da década de 60, com os Panteras Negras e o Black is Beautiful. 

“Do ponto de vista estético, visual, performático e sonoro, aquele novo afoxé não se acanhava em transgredir a tradição e ao mesmo tempo se aproximar dela”, escreveu o pesquisador e artista Chicco Assis, em artigo no CORREIO de 18 de novembro do ano passado.

Assim, afoxé também variava suas vestimentas de ano pra ano, nas cores azul, branco e amarelo, e permitia o acesso de homens, mulheres e crianças, fossem eles negros ou brancos. As músicas eram cantadas em português, numa época em que boa parte dos afros cantava em iorubá, e não tinha temática fixa.

Carnaval 1985
Carnaval 1985 (Jorge de Jesus/Arquivo CORREIO)
Badauê em 1980
Badauê em 1980 (Carlos Catela/Arquivo CORREIO)


O Badauê encantou geral. Caetano Veloso mostrou sua inspiração nos versos de Beleza Pura. Clara Nunes cantou o Badauê em Ijexá, música de Edil Pacheco e Paulo César Pinheiro. Moraes o eternizou em Eu Sou o Carnaval e até a Banda EVA se conectou o afoxé em Batuque Badauê. 

O cometa Baduaê deixou saudades mas as homenagens musicais não deixarão a memória do afoxé se perder jamais. 


*Cenas de Carnaval é um oferecimento do Bradesco, com patrocínio do Hapvida e apoio da Claro, Fieb, Salvador Shopping, Vinci Airports e Unijorge

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-da-lapinha-falam-ao-contrario-e-tem-um-dialeto-o-gualin/
Há meio século, falar ao contrário é considerado sinal de pertença para os moradores “raiz” do bairro da Lapinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/elza-soares-aos-90-e-cheia-de-projetos/
Cantora lança releitura de 'Juízo Final' e faz live neste sábado (4), com participação de Flávio Renegado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-tratar-a-dor-da-chikungunya-entenda-fases-da-doenca/
Registro de casos aumentou 440% na Bahia nos últimos seis meses; sintoma pode se tornar crônico e durar anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cheias-de-bossa-bebel-gilberto-lanca-parceria-com-martnalia/
Confira também o clipe Hipnose, de Larissa Luz, e a canção Caxixi, de Mariene de Castro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-o-video-filha-interrompe-entrevista-por-videochamada-e-vira-sensacao-nas-redes/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bia-doria-e-val-marchiori-geram-revolta-ao-falar-de-sem-teto-gostam-de-ficar-na-rua/
Socialite e primeira-dama do estado de SP disseram que pessoas não vão para abrigos pois 'não querem responsabilidades'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/leonardo-villar-protagonista-de-o-pagador-de-promessas-morre-aos-96-anos/
Ele eternizou o personagem Zé do Burro em filme premiado que se passa na Bahia
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ciclone-bomba-onda-derruba-portao-e-invade-garagem-de-predio-em-sp-assista/
Ressaca atingiu praias na Baixada Santista e deixou rastro de destruição
Ler Mais