Chesf eleva novamente vazão da hidrelétrica de Sobradinho na Bahia

Segunda vez em cerca de 1 mês, por determinação da ONS

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de setembro de 2021 às 09:31

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que vai elevar a vazão da media diária da Hidrelétrica de Sobradinho, em Paulo Afonso, na Bahia a partir da quinta-feira (30). A medida busca gerar mais energia e acontece pela segunda vez em cerca de um mês.

Em circular divulgado ontem, a empresa informa que o escoamento vai passar de 1.300 m³ para 1.600 m³, seguindo determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e em acordo com resolução da Agência Nacional das Águas (ANA) de junho. 

Segundo a Chesf, ao longo de outubro e novembro, as defluências de Sobradinho podem atingir 2.500 m³/s, para atender a operação de otimização do Sistema Interligado Nacional (SIN), coordenado pela ONS, e também à necessidade de manutenção do armazenamento do Reservatório de Itaparica em, no mínimo, 30%. 

Com o aumento da vazão, o volume do rio deve diminuir. A Chesf destaca que é importante não haver ocupação de áreas ribeirinhas na calha principal do rio nesse momento para evitar acidentes.