Chuvas deixam desabrigados em Itororó: 'Perderam tudo', diz prefeito

Temporal alagou casas e ruas em município no Centro-Sul baiano

  • Foto do(a) author(a) Thais Borges
  • Thais Borges

Publicado em 25 de dezembro de 2021 às 10:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Reprodução

A prefeitura de Itororó, no Centro-Sul baiano, declarou situação de emergência neste sábado (25), devido às fortes chuvas que atingem a cidade desde a noite da última sexta-feira (24). Segundo o decreto municipal, a enchente provocou inundações, enxurradas e alagamentos em todo o município. 

Na manhã deste sábado, já eram mais de 200 desabrigados, de acordo com as estimativas do prefeito Paulo Carneiro Rios.“Muita gente perdeu tudo que tinha, só não perdeu a vida. Já vi tanta gente chegar chorando para mim hoje”, lamentou o prefeito, em entrevista por telefone. Os desabrigados estão sendo deslocados para abrigos em colégios, no centro de convivência da cidade e em igrejas. “Muita gente, quando a chuva vai parando, fica querendo ir para casa, mas a gente está com receio porque a previsão de hoje é que seja igual ou até pior do que ontem. Estou aqui pedindo a Deus para que seja bem menos”, disse. A previsão para Itororó hoje é de que as chuvas continuem, com possibilidade de temporal à tarde, segundo o Instituto Climatempo. 

Veja vídeo: 

Em poucas horas, o Rio Colônia encheu e transbordou, atingindo todo o município. Em alguns bairros, como o Colônia, a água ainda passava de um metro de altura em algumas casas, na manhã deste sábado. A situação é crítica, já caíram casas. Estou com o Corpo de Bombeiros desde a madrugada socorrendo, tirando as pessoas e fazendo o que podemos", contou o prefeito. "Moro em Itororó há 50 anos e foi a primeira vez que vi uma chuva assim", acrescentou.   

O Corpo de Bombeiros, através da assessoria, confirmou que resgatou 35 pessoas até o momento. 

Medo Entre os moradores, o clima é de apreensão pelas próximas horas, caso volte a chover muito. “Os moradores estão assustados porque, segundo os mais antigos, isso nunca aconteceu em Itororó. O medo fica estampado na cara de cada um, já que hoje ainda tem previsão de muita chuva”, afirmou o fisioterapeuta Ricciery Amaral, 36 anos. 

Natural de Itororó, mas radicado no Rio de Janeiro, ele havia vindo passar o Natal com a família e destacou a solidariedade entre os vizinhos. “Uns ajudando aos outros, carregando peças pessoais, documentos e sendo abrigados em escolas. Seguimos todos tristes com essa situação, além de muito medo”, completou.