Ciclista morre ao ser atropelado por ônibus escolar em Ilhéus, na Bahia

Uma mulher ficou ferida

Publicado em 19 de abril de 2022 às 15:01

. Crédito: Reprodução/Redes sociais e Arquivo Pessoal

Um ciclista de 55 anos, identificado como José Humberto de Oliveira Lira, morreu ao ser atropelado por um ônibus escolar, em um trecho da BA-001 em Ilhéus, no sul da Bahia, na tarde de segunda-feira (18), na rodovia Ilhéus - Una.

De acordo com a Polícia Civil, o homem estava com uma mulher no quadro da bicicleta. Ela ficou ferida e foi socorrida para o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus. O estado de saúde dela é estável.

Em nota enviada à Prefeitura de Ilhéus, a empresa DZSET, responsável pelo serviço do ônibus, afirmou que o ciclista trafegava no meio da pista, e, devido ao tempo chuvoso, não foi possível frear a tempo de evitar a colisão.

A empresa ressaltou que o condutor conduzia o veículo em velocidade reduzida.

Na nota consta que, após os socorros aos feridos, a empresa encaminhou ônibus reserva para concluir o trajeto do transporte escolar dos alunos que estavam no veículo.

O condutor do ônibus, que fazia transporte escolar a serviço da prefeitura municipal, poderá responder por homicídio culposo na direção de veículo automotor. Ele chegou a ser apresentado na unidade territorial, onde prestou depoimento e foi liberado.

O Código de Trânsito Brasileiro prevê pena de detenção, de dois a quatro anos, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor para o homicídio culposo na direção de veículo.

O corpo de José Humberto foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus, para o exame de necropsia, e foi liberado para o sepultamento na manhã desta terça (19).

A DZSET ressaltou que está adotando as diligências cabíveis e necessárias ao suporte e informações aos familiares da vítima fatal, e monitora a vítima estável. O motorista receberá acompanhamento psicológico, conforme o pronunciamento.

"O condutor do veículo será temporariamente substituído do roteiro, tendo em vista seu abalo em decorrência do acidente e receberá o acompanhamento psicológico necessário à sua recuperação", diz documento.

Procurada, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) não deram um retorno até a publicação da reportagem.