Cinco foragidos são localizados por reconhecimento facial em festa de São João de Porto Seguro

Suspeitos eram procurados por não pagar pensão alimentícia, tentativa de homicídio qualificado e tráfico de drogas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2022 às 15:46

. Crédito: Divulgação SSP

O sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) localizou cinco foragidos da Justiça em uma festa de São João, em Porto Seguro, no sul da Bahia. Eles eram procurados por não pagar pensão alimentícia, tentativa de homicídio qualificado, tráfico de drogas e associação, e foram detidos após passarem pelos portais de abordagem.

Três suspeitos foram capturados na noite do sábado (18) e outros dois nas duas primeiras noites de evento, dias 16 e 17 de junho.

O primeiro tem mandado de prisão preventiva por não pagar pensão, e tentava entrar na terceira noite de festa montada na ‘Passarela do Descobrimento’, no dia 18, por volta das 20h50. As câmeras de monitoramento alertaram as equipes da base móvel do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) Costa do Descobrimento, que um suspeito que usava camisa branca, possuía 90% de similaridade.

O homem foi identificado por guarnições do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Porto Seguro) e, após abordagem para verificar os documentos de identificação pessoal, o conduziram para o posto da Polícia Civil montado na festa.

Cerca de 30 minutos depois, um novo acionamento foi emitido, desta vez apontando 95% de compatibilidade.  Era de um foragido por tentativa de homicídio, com mandado expedido pela 1ª Vara Criminal, Júri e Execuções Penais de Porto Seguro. Ele também foi conduzido pelos militares para o posto da Polícia Civil.

Às 23h10, um homem procurado desde fevereiro de 2021 por tráfico de drogas e associação foi flagrado enquanto tentava acessar a festa de São João. Após alerta de 93% de conformidade, ele foi achado e conduzido. O criminoso também possuía mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal, Júri e Execuções Penais daquele município.

Nas duas primeiras noites de evento, dias 16 e 17 de Junho, outros dois criminosos também foram conduzidos para a delegacia após alerta da tecnologia. Eles tiveram os mandados de prisão por roubo e homicídio cumpridos.

Salvador

Outros dois homens foram capturados com auxílio da tecnologia da SSP, ao longo do sábado, em Salvador.

Por volta das 20h21, as câmeras avisaram as equipes do Cicom, no Centro de Operações de Inteligência (COI), que o criminoso, procurado pelo crime de estupro de vulnerável, e com 96% de correspondência, andava por um dos pontos monitorados da cidade.

Policiais militares que passavam próximo ao local foram alertados sobre a presença do suspeito e rapidamente o identificaram. Ele foi levado até a sede da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter) onde teve o mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal de Lauro de Freitas cumprido.

Mais cedo, um homem com ordem judicial preventiva pela prática de roubo foi alcançado após ser flagrado pelo Sistema.

O alerta de 91% de conformidade foi emitido, o que fez com que equipes do Cicom acionassem policiais do 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Centro Histórico). O homem foi levado para a Polinter, onde foi cumprido o documento Judicial expedido pela Vara Criminal de Camaçari.

Com as quatro prisões, o Sistema de Reconhecimento Facial chega a marca de 262 criminosos flagrados com o auxílio da ferramenta, que está em expansão para 77 municípios do interior baiano e em fase de testes nos festejos juninos de Porto Seguro.