Cogumelo na mesa: veja receitas que leva esse 'fungo do bem' como ingrediente

coronavírus
14.11.2020, 11:00:00
(Foto: Shutterstock)

Cogumelo na mesa: veja receitas que leva esse 'fungo do bem' como ingrediente

A pedido do CORREIO, Vitor Bufon Krohling da Puro Saudável, trouxe algumas opções de pratos com cogumelos comestíveis práticos e fáceis de fazer

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Multifucionais, os cogumelos são vegetais que oferecem diversas opções saborosas de preparo. Quem ensina para gente algumas receitas onde o cogumelo se torna o prato principal é o sócio da Puro Saudável Restaurante  e Quitanda Natural (@purosaudavel), Vitor Bufon Krohling, que já começa dando algumas dicas. 

“Existem muitas maneiras de prepará-lo grelhados, recheados ou salteados. Não precisa molhar porque é uma esponja. Tem que limpar tudo com pano úmido. Não pode cozinhar muito também, porque é um ingrediente de trabalho rápido. Uma salteada e você já consegue extrair o sabor dele”, aconselha.

'Uma salteada e você já consegue extrair o sabor do cogumelo', ensina Krohling 
(Foto: Divulgação)

Vitor escolheu duas preparações bem versáteis: o Nirá com Shimeji e Eryngui e também o Spaghetti de Palmito Pupunha com Molho branco Funcional e Cogumelos grelhados.


NIRÁ COM SHIMEJI E ERYNGUI

Ingredientes
1 maço de nirá 150g 
1 bandeija de shimeji 200g
1 bandeija de Eryngui 200g
2 col sopa de azeite ou manteiga ghee 
2 col sopa coco aminos (shoyu de coco)
1 col sob de óleo de gergelim
1 dente de alho

(Foto: Divulgação)

Preparo
Corte os nirás na largura de dois dedos. Limpe os cogumelos com guardanapo. Após fazer isso, corte-os em pedaços de 2 cm. Em uma frigideira aquecida com manteiga ou azeite, refogue o alho e coloque os cogumelos. Ele vai soltar líquido e quando secar acrescente  os nirás. Adicione o óleo de gergelim  e deixa grelhar um pouco. Em seguida, coloque o  coco aminos e desligue o fogo.  


SPAGHETTI DE PALMITO PUPUNHA COM MOLHO BRANCO FUNCIONAL E COGUMELOS GRELHADOS

Cogumelos grelhados

Ingredientes
1 bandeija de shimeji (200g)
1 bandeija de shitake (200g)
2 colheres sopa de azeite
2 dentes de alho
1 cebola picada em cubos pequenos
1 ramo de tomilho
Sal e pimenta do reino a gosto

(Foto: Divulgação)

Modo de preparo
Em uma frigideira aquecida com azeite refogue o alho, a cebola. Em seguida, acrescente os cogumelos. Eles vão soltar um líquido e quando secarem é só adicionar o tomilho, sal, a pimenta e reservar.


Molho Branco Funcional

Ingredientes
170g de castanhas de caju crua
380g de água
80g de cebola
3g de alho ralado
20g de azeite de oliva
1 folha de louro
Noz moscada a gosto
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Deixe a castanha de molho por seis horas. Se não tiver tempo, ferva água e despeje sobre ela deixando 30 minutos. Escorra a água, lave bem e coloque as castanhas no liquidificador. Adicione água e bata bem. Enquanto isso, aqueça o azeite, refogue a cebola com louro e, em seguida, adicione o alho e refogue. Despeje o leite da castanha sem coar e cozinhe até engrossar. Finalize o molho temperando com sal, pimenta e noz moscada. Não esqueça de retirar a folha de louro.


Spaguetti

Ingredientes
1 bandeija de spaguetti de pupunha (200g)

Modo de preparo
Coloque o spaghetti de palmito em uma panela com agua quente e sal por dois minutos e escorra logo em seguida.

Finalização
Adicione o spaghetti de palmito na panela com o molho branco, misture bem. Coloque em um prato e finalize com os cogumelos grelhados por cima.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
  • Assinaturas: 71 3480-9140
  • Anuncie: 71 3203-1812
  • Ache Aqui Classificados: 71 3480-9130
  • Redação: 71 3203-1048