Com proximidade do Carnaval, Prefeitura realiza mutirão nos circuitos da folia

salvador
07.02.2020, 17:30:36
Atualizado: 07.02.2020, 19:32:52
(Secom/Prefeitura)

Com proximidade do Carnaval, Prefeitura realiza mutirão nos circuitos da folia

Órgãos municipais instalam tapumes, verificam a infraestrutura das ruas e identificam possíveis riscos para os foliões nos percursos

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


O Carnaval está prestes a começar e a Prefeitura de Salvador realiza um mutirão de serviços nos circuitos da folia em preparação para a festa. Nos dias 17 e 18, a Codesal retornará aos circuitos para verificar se as intervenções corretivas solicitadas foram realizadas. 
 
Além de verificar a infraestrutura urbana dos circuitos, as equipes técnicas da Defesa Civil de Salvador (Codesal) avaliaram as condições das calçadas, postes, fiações, sarjetas, marquises e qualquer outra situação que represente riscos para os foliões.

A Secretaria de Manutenção (Seman) realiza a poda de árvores e trabalha na instalação de tapumes em prédios, jardins, vidraças, mobiliário urbano e monumentos históricos e culturais localizados no percurso da folia.

Ao todo, mais de 60 pontos vão receber o isolamento. Serão quase 6 Km de área tapumada, o que corresponde ao uso de aproximadamente 13 mil metros quadrados de tapumes.

Em parceria com os órgãos do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC), a Codesal vistoriou o circuito Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho) nesta sexta (7). O trabalho visa identificar e sanar possíveis riscos para garantir a proteção de quem for passar pelo local.

Ontem (6), a vistoria ocorreu no circuito Dodô (Barra/Ondina). O trabalho continua durante o período do Carnaval.

“Essas vistorias geram notificações para que os órgãos correspondentes possam proceder às correções”, informa a engenheira da Codesal Rita Jane Moraes, que coordena as atividades de varredura dos circuitos. 

Para o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, o apoio dos órgãos parceiros na correção dos problemas apontados é de suma importância por prevenir incidentes e evitar que os foliões sejam colocados em situações de perigo. “Nosso intuito é garantir a segurança e tranquilidade para que todos possam curtir o Carnaval em paz”, diz Macêdo. 

Durante o período do Carnaval, equipes da Defesa Civil estarão de prontidão nos circuitos para auxiliar qualquer eventualidade. O órgão mantém plantão 24 horas. Em caso de emergência, basta ligar para o telefone gratuito 199.

Fiscalização dos camarotes
Para garantir o ordenamento e a segurança dos camarotes durante o Carnaval de Salvador, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) realiza a fiscalização da montagem das estruturas nos circuitos Barra/ Ondina e Campo Grande. Até o momento, já foram emitidas 770 notificações durante operação preventiva do Carnaval 2020, segundo a pasta.

Os técnicos do órgão ainda orientam os proprietários de imóveis dos circuitos oficiais sobre a proibição de utilizar as marquises como camarotes, em especial na região do Campo Grande e Avenida Sete de Setembro. Os comerciantes também são alertados sobre a proibição da venda de produtos em garrafa de vidro e a exibição de publicidade comercial fora do acordo firmado com os patrocinadores da festa.

Durante a folia, equipes da Sedur atuam nos locais da festa e atendem em regime de plantões 24 horas.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronista-da-velha-sao-salvador-riachao-imprimiu-marca-pessoal-no-samba/
Cantor e compositor morreu na madrugada de segunda-feira (30), aos 98 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-musica-dedicada-a-babu-baco-exu-do-blues-lanca-novo-album/
Com 9 músicas, incluindo faixas com críticas a Bolsonaro, EP foi disponibilizado nesta segunda-feira (30)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/itau-cultural-lanca-webserie-gratuita-sobre-preconceito-violencia-e-desigualdade/
Nos primeiros episódios, Novo Mundo traz depoimentos de pastores evangélicos e é opção de reflexão nos dias de quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/salvador-unida-das-janelas-moradores-cantam-parabens-para-salvador/
O CORREIO convidou e soteropolitanos confinados aderiram ao aniversário coletivo de 471 anos da capital
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gusttavo-lima-quebra-recorde-do-youtube-com-live-direto-de-sua-casa/
Foram 5h de show, 750 mil acessos simultâneos e 10 milhões de visualizações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-sindico-instala-pia-na-entrada-de-predio-para-ajudar-vizinhos-idosos/
Espanhol radicado na Bahia decidiu ajudar na higiene no prédio que é síndico em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/a-fe-nao-costuma-faia-como-manter-a-religiao-em-isolamento/
O amparo na religiosidade é a salvação para muitos soteropolitanos; tecnologia é aliada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/janelas-da-quarentena-do-dj-ao-saxofone-vizinhos-transformam-isolamento-em-uniao/
Baiano é outro nível... Nos últimos dias, movimento tomou conta de Salvador: tem até Carnaval dentro de casa; confira
Ler Mais